Rádio Roraima

Escola Voltaire Pinto promove Gincana Adaptada em alusão ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Na tarde desta quarta-feira, dia 20, a Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro promoveu a Gincana Adaptada “Sentindo na Pele”, uma ação alusiva ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrada neste dia 21 de setembro.

 

Os estudantes participaram de uma atividade bem diferenciada, onde puderam experimentar se colocar no lugar do outro, da pessoa com deficiência, como explicou a coordenadora da Sala de Recursos Multifuncionais da escola, a professora Antonia Edineide Matias, responsável pela ação.

 

“Essa gincana adaptada busca mostrar um pouco como a pessoa com deficiência se sente na condição em que ela e encontra. Também falamos da valorização, da luta e dos direitos da pessoa com deficiência”, disse Antonia.

 

A programação da gincana contou com atividades esportivas adaptadas como voleibol sentado, futebol vendado, corrida cooperativa com cones, corrida com balões nas pernas, além jogos como pega moedas vendados.

 

Também teve pinturas com os pés, apresentação de música em Libras (Língua Brasileira de Sinais), apresentação de capoeira com o Grupo Abadá-Capoeira, entre outras atividades.

 

A Escola Voltaire Pinto tem entre os pilares, a educação especial, com inclusão e acima de tudo com respeito. Essa ação da Sala de Recursos Multifuncionais visa integrar alunos do matutino, vespertino, inclusos e regulares para um melhor desenvolvimento das ações dentro da escola”, destacou o gestor da unidade de ensino, professor Areb Palheta.

 

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

 

A rede estadual de ensino conta com as Salas de Recursos Multifuncionais, espaços com material diferenciado como jogos pedagógicos adaptados, blocos de montagem, material dourado, materiais para desenvolver as atividades da vida diária, entre outros.

 

Os estudantes são atendidos com Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais, no contraturno escolar. Na Capital, 54 escolas possuem SRM e no Interior, 30. De acordo com dados do Censo Escolar, a rede estadual de ensino possui 1.881 alunos matriculados na educação especial.