Rádio Roraima

JEBS 2024

Equipe de handebol da Fametro vence o Amapá e garante o bronze para Roraima

Nesta quarta-feira, 25, a Delegação de Roraima conquistou a medalha de bronze na modalidade de handebol masculino. O time do Colégio Fametro, coordenado pelo professor Elton Guedes, venceu o Amapá e garantiu o terceiro lugar na Série Bronze dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) que acontecem em Recife (PE).

Compartilhe:

Foto: Elkissandra Gonçalves

Nesta quarta-feira, 25, a Delegação de Roraima conquistou a medalha de bronze na modalidade de handebol masculino. O time do Colégio Fametro, coordenado pelo professor Elton Guedes, venceu o Amapá e garantiu o terceiro lugar na Série Bronze dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) que acontecem em Recife (PE).

A equipe roraimense caiu em uma chave com times de peso: enfrentou Pernambuco no primeiro jogo; no segundo, Alagoas (time vice-campeão da Série Ouro do ano passado); e na terceira partida, Espírito Santo, que foi campeão em 2023.

“Conseguimos fazer bons jogos. Perdemos para Pernambuco por um gol, contra o Espírito Santo foram cinco gols e ganhamos de Alagoas. Passamos para as quartas de final, vencemos o Rio Grande do Norte e, infelizmente, perdemos a semifinal contra o Mato Grosso por um gol”, explicou Elton.

O técnico reconheceu a dor da derrota de não ir para a final, mas também a importância de garantir o bronze.

“Foi muito dolorido. Poderíamos estar disputando uma final, mas erramos algumas finalizações e há outros aspectos a considerar. Porém, conseguimos mostrar para esses meninos que uma medalha de bronze é importante para o nosso estado, é importante para a história deles, e eles vieram e fizeram uma partida excelente”, pontuou.

A equipe da Fametro venceu o Amapá com tranquilidade, com o placar elástico de 28 x 14. O atleta Felipe Gabriel Macedo, armador direito do time, participou pela primeira vez dos Jebs. Ele avaliou sua participação como positiva, destacando que se dedicou ao máximo para a equipe conquistar uma medalha na competição.

“Desde o começo, eu tinha expectativas muito grandes e consegui concretizá-las. Joguei bem, fiz um ótimo campeonato, sem nervosismo. Fui para cima, que nem um leão corajoso, fui forte e firme”, disse.

MEDALHAS NO KARATÊ

Os karatecas de Roraima também se dedicaram ao máximo no primeiro dia de disputas no tatame e conquistaram mais duas importantes medalhas.

O aluno Leonardo Sena, do IBR (Instituto Batista de Roraima), conquistou a medalha de bronze na Série Ouro, na categoria de katá. A atleta Lethicia Nauany Pinheiros, do Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena, conquistou a medalha de bronze na Série Prata, também na categoria katá.

Leonardo disse que a experiência de ter participado no ano passado fez a diferença em sua performance deste ano.

“No ano passado, eu adquiri muita experiência em katá com o pessoal. Muitos dos katás que fiz neste campeonato foram baseados na experiência que obtive no ano passado. Eu não esperava chegar nem na Série Ouro. Foi algo que consegui com muito esforço”, disse Leonardo.

Nesta quinta-feira, 26, seguem as disputas nas modalidades de karatê e taekwondo.

EDIÇÃO DO ANO

Os Jogos Escolares Brasileiros são uma realização da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar). O Governo de Roraima garantiu a participação dos atletas, disponibilizando 170 passagens. Outras 48 passagens foram liberadas pela CBDE. A competição reúne cerca de 8 mil alunos-atletas de todo o Brasil, na faixa etária de 12 a 14 anos.