O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), deu início nesta segunda-feira, 13, na ETSUS-RR (Escola Técnica do SUS em Roraima), a programação alusiva ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado anualmente em 12 de maio.
Até sexta-feira, 17, a unidade realizará uma série de atividades, incluindo um ciclo de palestras abordando a importância da saúde do trabalhador para enfermeiros do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de todos os municípios.
“Abrangemos diversos temas, como saúde mental, com participação de psiquiatras e psicólogos, e saúde laboral, abordando o manejo do profissional com o paciente sem prejudicar sua própria saúde. Também haverá treinamentos para intensivistas, focados na saúde dos trabalhadores do SAMU”, afirmou a diretora da ETSUS-RR, D’angela Kotinski.
Além das palestras, a programação inclui uma capacitação sobre os benefícios da ginástica laboral e um curso sobre procedimentos para minimizar danos hemorrágicos, conhecido como “Stop the Bleed”.
“A capacitação de um servidor é fundamental tanto para sua própria saúde quanto para seu desenvolvimento profissional, pois o aprendizado é sempre valioso. Além disso, tem um impacto significativo no atendimento ao próximo, pois quanto mais conhecimento temos, melhor podemos ajudar. Os primeiros socorros são cruciais para salvar vidas”, acrescentou D’angela.
A palestra de abertura do evento, que tratou da Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, foi ministrada pelo psiquiatra da Policlínica Coronel Mota, Alessandro Leipnitz Domingues.
Para ele, o tema é de suma importância, visto que os participantes estão diariamente na linha de frente do atendimento em saúde à população.
“Estamos enfrentando uma epidemia de transtornos psiquiátricos, e é essencial cuidar da nossa própria saúde, pois como poderemos cuidar dos outros se não cuidarmos de nós mesmos? Por isso, discutimos um pouco sobre a Síndrome de Burnout e a importância do diagnóstico e tratamento”, ressaltou o psiquiatra.
A enfermeira do SAMU de Alto Alegre, Ivonete Nácio Gomes, destacou a importância da atividade não apenas como oportunidade de aprendizado, mas também como forma de compartilhar conhecimento com os colegas de trabalho.
“A capacitação renova nossos estudos e nos permite compartilhar conhecimento. No trabalho de enfermagem, nos deparamos com diversas situações, e este curso, como a palestra sobre terapia ergométrica, nos ajuda a manter uma postura adequada”, ressaltou.
Confira a programação das turmas:
Turma A
13/05 – Saúde Mental
Horário: 9h às 12h
13/05 – Saúde do Trabalhador
Horário: 14h às 16h
13/05 – Ergonomia e Ginástica laboral com fisioterapeuta
Horário: 16h às 18h
14/05 – Palestra e prática para atendimento Intensivista
Horário: 8h às 12h
14/05 – Doença Ocupacional e Ergonomia
Horário: 14h às 16h
14/05 – Comissão de Ética
Horário: 16h às 18h
15/05 – STOP THE BLEED
Horário: 8h às 12h
Turma B
15/05 – Saúde do Trabalhador
Horário: 15h às 17h
15/05 – Comissão de Ética
Horário: 17h às 18h
16/05 – Palestra e prática para atendimento Intensivista
Horário: 8h às 12h
16/05 – Saúde Mental
Horário: 14h às 18h
17/05 – Doença Ocupacional e Ergonomia
Horário: 8h às 10h
17/05 – Ergonomia e Ginástica laboral com fisioterapeuta
Horário: 10h às 12h
17/05 – STOP THE BLEED
Horário: 14h às 18h