JULHO VERDE

Encontro entre pacientes oncológicos chama a atenção para o câncer de cabeça e pescoço

Em alusão ao Julho Verde, o Grupo de Apoio a Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço da Unacon-RR (Unidade Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), unidade do Complexo Hospitalar HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), realizou nesta quarta-feira, 24, uma roda de conversa que abordou os desafios vividos por pessoas que passam por tratamento.

Foto: Ascom/Sesau

Realizada no auditório do HGR, no bairro Aeroporto, a atividade contou ainda com atividade física e orientações sobre como buscar ajuda para combater a doença.

De acordo com a fonoaudióloga da Unacon-RR, Fernanda Ross, a maioria dos pacientes assistidos pelo grupo é composta de pessoas que passaram pela cirurgia de laringectomia total, um procedimento que realiza a retirada da laringe por conta de um tumor, ocasionando a perda a voz.

“O nosso grupo de apoio reúne pacientes que estão em reabilitação ou já estão reabilitados e vem apoiar o paciente que está chegando no serviço e precisa desse acolhimento. A reunião é justamente para alertar sobre o Julho Verde, que é a campanha de prevenção”, afirmou.

A médica alertou ainda para a necessidade de as pessoas estarem atentas aos sinais e sintomas dos cânceres na região da cabeça e pescoço, e porque é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde

“Qualquer sinal de desconforto para engolir, uma afta que não melhora, uma rouquidão por mais de 15 a 20 dias, são sinais de alerta, ou mesmo desconforto no dente, na gengiva, na mandíbula, aqui nessa região da face, qualquer feridinha na pele que não melhore, busque um serviço porque pode ser algo que precisa de um tratamento”, pontuou.

A aposentada Sebastiana Alves da Silva, de 74 anos, faz tratamento na unidade há oito anos, sendo uma das pacientes mais antigas do grupo.

Para ela, as reuniões com o grupo de apoio trouxeram inúmeros benefícios para a sua autoestima e qualidade de vida.

“É muito bom, porque ajuda a gente a ficar mais alerta. [Com as reuniões do grupo] ficamos com a auto estima melhor e a fonoaudióloga ajuda muito para que consigamos falar”, destacou a paciente oncológica.

SOBRE O MÊS

Criada com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, o Julho Verde é uma campanha que ocorre em todo o mundo.

No Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima-se que os cânceres nessas regiões afetem anualmente de 35 mil a 40 mil pessoas, até 2025.

Os fatores que podem impedir o surgimento do câncer de cabeça e pescoço são:

– Não fumar;

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

– Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;

– Manter boa higiene bucal;

– Usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada;

– Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;

– Manter o peso corporal adequado;

– Recomendar a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.