ENCONTRO DE LEITURA | Sesau participa de projeto de reintegração de jovens em medida socioeducativa

Proporcionar a reintegração de jovens que cumprem medida socioeducativa por meio da leitura. Esse é o principal propósito do projeto Encontro de Leitura, uma iniciativa que conta com a participação de diversas entidades, entre elas a Sesau (Secretaria de Saúde).

Nesta sexta-feira, 16, os participantes da iniciativa se reuniram para trocar experiências em uma das salas da ETSUS-RR (Escola Técnica do SUS em Roraima), no bairro São Vicente.

“A ideia é levar conhecimento para esses jovens e mostrar que a leitura pode ajuda na mudança do contexto que eles vivem, e também o quanto isso influencia na vida dos seus familiares e até a própria comunidade onde eles estão inseridos, trazendo momentos de reflexão e de construção”, explicou a professora e mediadora da atividade, Geralda Evangelista.

Além da Sesau, o projeto conta ainda com a atuação de agentes do CSE (Centro Socioeducativo), órgão vinculado a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social); Seed (Secretaria de Educação e Desporto); Senac-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem de Roraima) e SRTE-RR (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Roraima).

A diretora da ETSUS-RR, D’angela Kotinski, ressaltou a contribuição que a Pasta tem dado na possibilidade de reinserção dos participantes na sociedade.

“Essa é uma iniciativa que reúne uma série de parceiros e nós estamos contentes em dar suporte para esses jovens, contribuindo para a reintegração deles na sociedade. Muitos, inclusive estão em contexto de aprendizado da escrita e da leitura e essas ações acabam facilitando a inserção deles no mercado de trabalho e na sociedade”, frisou.

De acordo com a diretora regional do Senac-RR, Fernanda Barbosa, esse é o segundo projeto da instituição em prol da ressocialização de jovens. A ideia é que outras iniciativas venham a acontecer, atendendo ao anseio dos participantes e das empresas locais.

“Costumamos dizer que o nosso trabalho é a transformação de vidas, e o nosso propósito com esse projeto é fazer com que essas pessoas enxerguem o potencial e que consigam ter a visão do recomeço. Isso para nós é gratificante”, disse.