Rádio Roraima

MODA SUSTENTÁVEL

Empresa trabalha criação e transformação de roupas por meio da arte autoral

Durante uma feira de artes visuais na universidade, a empreendedora Leidiana Azevedo percebeu que a criatividade empregada nas peças de vestuário que produzia poderia se transformar em uma fonte de renda. Fundada em 2018, sua empresa, a Wazaká, tornou-se a primeira de Roraima no segmento de moda a obter registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). As roupas destacam a identidade e a sustentabilidade da Amazônia.

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Foto: Divulgação Wazaká

Durante uma feira de artes visuais na universidade, a empreendedora Leidiana Azevedo percebeu que a criatividade empregada nas peças de vestuário que produzia poderia se transformar em uma fonte de renda. Fundada em 2018, sua empresa, a Wazaká, tornou-se a primeira de Roraima no segmento de moda a obter registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). As roupas destacam a identidade e a sustentabilidade da Amazônia.

“A ideia, além de expor minhas artes autorais, era conseguir vendê-las para recuperar o dinheiro investido na compra de materiais durante os laboratórios. Assim, poderia gerar uma renda para conciliar com o tempo dedicado a acompanhar a saúde da minha mãe e a minha própria. Sou MEI, autônoma, e essa é minha única fonte de renda.” conta a empreendedora.

Foi por meio do Programa Inova Amazônia, da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que Leidiana decidiu abordar uma problemática no setor têxtil e econômico.

“Em Roraima, temos roupas novas paradas nas lojas, que não são vendidas, mesmo na promoção, e ao invés de fazer novas roupas, vi a oportunidade de trabalhar a moda circular, e com as artes autorais”, destaca.

A Wazaká trabalha a transformação dessas peças em obras por meio da arte autoral, dando-lhes assim um novo propósito e maior vida útil. As peças são produzidas de forma manual e seguem o estilo slow fashion, um movimento dentro da indústria da moda que promove práticas sustentáveis, éticas e conscientes que são organizadas e lançadas em coleções. Cada coleção traz uma reflexão por meio das artes autorais.

Módulos do Programa Inova Amazônia

Em 2023, foram adotadas novas estratégias para ampliar a qualidade e efetividade da aceleração de negócios inovadores da bioeconomia da Amazônia. A principal delas foi a divisão do Programa Inova Amazônia em módulos independentes, com objetivos diferentes, definidos por maturidade empresarial do público-alvo.

O primeiro módulo, focado em ideação, é destinado para potenciais empreendedores, empresários e pesquisadores que ainda não tiraram a ideia do papel e precisam definir o modelo de negócio e validar seu produto para então se lançar ao mercado.

Já o segundo módulo é focado em tracionar negócios em operação. O objetivo é fortalecer a operação, induzir o ganho de mercado (tração) e prepará-los para escalabilidade, inclusive no âmbito internacional.

Programas de fomento ao empreendedorismo desempenham um papel crucial no fortalecimento de novos negócios e na promoção de aprendizados no setor. Leidiana destaca que o Inova Amazônia foi fundamental ao oferecer capacitações, recursos para melhorias no espaço físico e oportunidades de participação em eventos nacionais e internacionais.

“Fiz o curso de estilismo no Senac e de colorimetria no Sebrae. Desenvolvi novas coleções, investi na aquisição de materiais e equipamentos para agilizar o processo de criação em moda e arte autoral, além de aprimorar o espaço de produção. Também participei de feiras fora do estado e integrei a missão ao SPFW (São Paulo Fashion Week).”

As peças, produzidas de forma artesanal, são voltadas para pessoas que valorizam a natureza, a arte, a cultura e que têm compromisso com a sustentabilidade da Amazônia, admirando e promovendo a identidade da cultura local.

“Vejo a Wazaká expandindo na estruturação e expansão para outros estados e também outros países”, almeja Leidiana.

A Wazaká comercializa suas peças por meio de redes sociais, lojas parceiras, galerias locais, feiras de arte e artesanato, além de espaços culturais, tanto no âmbito local quanto regional.