INCENTIVO AO TURISMO

Embratur e RAI firmam parceria para promover a Região Norte

Representantes estaduais de turismo da Região Norte assinaram no dia 8 de agosto, durante o Salão Nacional de Turismo, Acordo de Cooperação Técnica com a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) para fortalecer, no mercado internacional, os destinos e as experiências turísticas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Foto: Luiz Henrique Estevam/Embratur

A estratégia do grupo RAI (Rotas Amazônicas Integradas) compreende a promoção do turismo na Amazônia com estruturação da malha aérea e produção de materiais de divulgação.

O lançamento da parceria entre a Embratur e o grupo, que reúne os governos dos sete estados da Região Norte, também permitirá a troca de conhecimento e boas práticas entre os atores estaduais relacionadas ao turismo sustentável, cultural e de eventos.

Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que a promoção internacional da Amazônia é uma prioridade e um pedido pessoal do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e que o turismo é o modelo econômico de desenvolvimento que pode garantir a prosperidade da região e a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

“Temos uma prioridade hoje, uma missão dada pelo presidente Lula, que é olhar a Região Norte, olhar a Amazônia, e fazer com que o turismo seja um instrumento fundamental de geração de emprego e renda”, disse.

Freixo lembrou ainda que a Agência tem uma série de ações de promoção da Amazônia já planejadas para os próximos anos e quer contar com o apoio dos gestores estaduais para planejar juntos, pensar as ações juntos, para fazer com que a região seja prioritária.

Idealizador da RAI, o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, disse que essa conquista vem consolidar cada vez mais a RAI como um importante instrumento de integração das políticas de turismo da Região Norte.

“Estamos otimistas com mais esse importante passo dado pela RAI e Embratur voltado à promoção turística da Amazônia”, disse o diretor.

Segundo ele, desde sua criação que a RAI é uma importante iniciativa para o desenvolvimento do turismo de toda a Região Norte, aumentando ainda mais a visibilidade da floresta e das múltiplas Amazônias que o grupo quer mostrar para todo mundo do turismo.

Ações de Promoção da Amazônia

Em junho deste ano, Freixo se reuniu com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e apresentou diversas propostas de trabalho para a promoção internacional da Amazônia ainda em 2024. A Embratur irá ampliar a promoção do turismo de base comunitária e de natureza na região, e apresentou à equipe do Sebrae Nacional 54 sugestões que trazem a Amazônia como tema.

Entre as iniciativas estão ACT (Acordos de Cooperação Técnica) com empresários da região amazônica; observatórios regionais com dados importantes para o setor como empregos, visitação, ocupação hoteleira e origem dos turistas; acordo entre a Agência e a Latam com a intenção de ampliar a conectividade aérea para a Amazônia e conteúdo sobre a região nos voos, além de ACT que estabelece um Fundo Constitucional com a Caixa Econômica Federal que promove o turismo de base comunitária na região amazônica.

Também em junho, a Agência assinou um protocolo de intenções com o grupo de empresários do Amazonas Cluster de Turismo, que tem como objetivo promover ações de divulgação internacional do Norte do país, em especial a Amazônia, e a troca de boas práticas turísticas e informações estratégicas para o fomento da região.