EM DUBAI | Governador Antonio Denarium participa de discussões sobre meio ambiente na COP 28

Considerado o maior encontro voltado à discussão e organização das iniciativas sobre os impactos das mudanças climáticas no mundo, a COP 28 (28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) inicia nesta quinta-feira, 30, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O Governo de Roraima estará presente no evento, com comitiva liderada pelo governador Antonio Denarium. Durante o período da visita institucional, o vice-governador, Edilson Damião, estará à frente do Executivo.

O principal ponto da agenda será defender os interesses ambientais de Roraima no contexto institucional de Unidade Federativa e parte da Amazônia Legal, que também é composta por todos os Estados da Região Norte, além do Mato Grosso e do Maranhão.

O governador Antonio Denarium pontuou que a COP 28 é o melhor espaço para se conversar sobre o futuro do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e da relação humana com a natureza. Para ele, isso abre grandes oportunidades para apresentar novas apostas inovadoras.

“Roraima tem realizado vários projetos que têm a preservação e o respeito pelo meio ambiente. Nesse contexto também trabalhamos o desenvolvimento sustentável pelo Projeto de Grãos, feito em conjunto com as comunidades indígenas, e também o projeto Roraima Verde, que desenvolvemos nessas áreas de cultivo, fora outros projetos importantes que apontam o Estado como uma potência verde preservada. Não à toa temos mais de 68% de área protegida, e a grande parte dela é gerida pelo Executivo”, destacou.

CONSÓRCIO AMAZÔNIA LEGAL

O Governo participa do evento também como Estado-membro do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, que terá presença oficial na COP 28.

O Hub Amazônia terá salas de reuniões bilaterais e mini-auditório para receber o público visitante interessado em participar dos debates. O espaço estará aberto com vários painéis durante todos os dias de COP e segue a programação oficial. Parte do conteúdo também será exposto no auditório do Pavilhão Brasil, do Governo Federal.

“Essa também é uma ótima oportunidade para conversarmos com os outros Estados da região Norte sobre as principais pautas em comum sobre o desenvolvimento sustentável, em nome da integração total deste consórcio. Quanto mais unidos estivermos, maiores possibilidades abrimos, gerando emprego, renda, riquezas e, acima de tudo, o máximo respeito ao meio em que vivemos”, disse o governador

Ao promover o desenvolvimento sustentáveis e integradas, além de combater ilegalidades ambientais e contribuir para a redução do desmatamento, sem deixar de lado o apoio às agriculturas familiar, familiar indígena e comunidades tradicionais, o Governo de Roraima se adequa a ações a nível mundial como a construção de espaços de governança e políticas de REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal).

A REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) feito para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por resultados alcançados no tema. Essas políticas são produzidas pelo Governo do Estado com a sociedade civil e adequadas à realidade local por meio de grupos de trabalhos sociais.

“Este é um compromisso que estamos fazendo valer principalmente por meio de parcerias entre instituições e sociedade civil. Roraima está alinhada à governança ambiental e de desenvolvimento a nível mundial. Com segurança jurídica e políticas sérias caminhamos para um ambiente moderno, de ponta, que vai servir como exemplo para o mundo”, ressaltou Denarium.

Durante o evento, a comitiva roraimense terá participação nos seguintes painéis:

●     02/12: Planos estaduais e cooperação regional para prevenção e controle do desmatamento e queimada da Amazônia Legal;

●     03/12: Caminhos para a COP 30 – desenvolvimento socioeconômico sustentável para a amazônia integrada e competitiva;

●     04/12: Transição econômica para a amazônia: desenvolvimento econômico de baixas emissões

○     Lançamento do Planejamento Estratégico do Consórcio;

○     Coletiva de imprensa;

●     04/12: Políticas socioambientais como eixo para o desenvolvimento de baixas emissões;

●     05/12: Sistemas agroalimentares: cadeias produtivas sustentáveis, bioeconomia e inclusão produtiva;

●     06/12: Cenários e desafios da regularização da política ambiental;

●     09/12: Perspectivas dos sistemas nacional e jurisdicional de REDD+ na implementação das políticas de redução de emissões;

●     10/12: Políticas estaduais para o desenvolvimento de bioeconomia e a transição econômica