Dados do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) mostram que as ações de sensibilização e de fiscalização estão reduzindo os índices de infrações de trânsito no Estado.
Ao se comparar o mês de julho (que encerrou com 1.931 infrações de trânsito) com junho, que fechou com 2.132 registros, houve uma redução de 9,42% nas violações de trânsito.
Em maio e junho deste ano, também houve redução de 7,14% no número de infrações.
A infração “Sem cinto de segurança” reduziu 33,16% ao se comparar o mês de junho, que fechou com 790 registros, com julho, que teve 528 autos de infração. Mesmo com a diminuição, essa violação de trânsito continua liderando o ranking de infrações registradas no mês sete.
A segunda posição no ranking é ocupada pela infração “Veículo sem licenciamento”, com 302 registros. Já “Sem CNH” ficou em terceiro lugar, com 252 autos de infração, e “Uso de celular” com 243 violações, na quarta posição.
O diretor de segurança de trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, esclareceu que essa redução é um reflexo da mudança de comportamento do cidadão, que está mais consciente no trânsito e tem adotado medidas preventivas.
“É muito importante essa consciência de quem faz parte do trânsito. Temos reforçado nosso trabalho de educação e também de fiscalização. O trabalho que o Detran faz, algumas vezes juntamente com outras instituições, tem dado bons resultados e os números comprovam isso”, ressaltou Mesquita.
“Nosso objetivo é evitar que mais acidentes aconteçam, então orientamos e alertamos os condutores a terem atenção máxima enquanto dirigem e que busquem cumprir as normas de trânsito, pois dessa maneira, teremos um tráfego de veículos mais seguro para todos”, completou o diretor.