EDUCAÇÃO CONTINUADA | Equipe do Pronto Socorro participa de capacitação sobre Protocolo de Suporte Avançado de Vida

A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do Núcleo de Educação e Pesquisa da CERMU-RR (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência de Roraima), iniciou nesta quinta-feira, dia 09, a capacitação em RPC (Protocolo de Suporte Avançado de Vida). A atividade segue até o dia 13.

Voltada especialmente para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade de trauma do Pronto Socorro Dr. Airton Rocha, o treinamento utiliza o recurso de simulação realística para garantir uma experiência prática e eficaz ao participante.

Segundo o coordenador de Regulação Médica da CERMU-RR, Valtecy Mendes, a atividade é um reforço para os conhecimentos que os profissionais que diariamente lidam com situações de salvamento de vidas.

“A maioria dos profissionais aqui já tem uma experiência na parte do trauma, e o que a gente está fazendo aqui é educação continuada. Então, quanto mais treinamento tiver, na hora que acontecer, eles vão ter uma reação mais rápida e saber melhor forma de ajudar o paciente”, afirmou.

Em termos gerais, o RCP aumenta consideravelmente a chance de sobrevivência de um paciente que sofreu uma parada cardiorrespiratória, uma vez que utiliza a manobra de reanimação.

Para o enfermeiro da Cardiologia do HGR (Hospital Geral de Roraima de Roraima Rubens de Souza Bento), Pablo Rogério, o treinamento é essencial para toda a equipe da unidade.

“Este curso está sendo muito proveitoso, com uma boa qualidade de ensino. Os profissionais estão recebendo esse treinamento justamente para antecipar qualquer problema com relação à parada cardiorrespiratória. Então eu quero agradecer a este curso, que foi de bom proveito e quero deixar esse agradecimento a todos por essa oportunidade”, disse.

SOBRE A CERMU-RR

A CERMU-RR é responsável por regular o socorro pré-hospitalar de urgência, intermediando todos os atendimentos clínicos, traumáticos e transferências inter-hospitalares de pacientes em todos os 15 municípios do Estado.

Atualmente, a equipe é composta por 18 médicos reguladores, 06 rádio operadores, 22 técnicos auxiliares de Regulação Médica, 04 assistentes administrativos e 01 gerente de Regulação.

Além do atendimento móvel realizado por meio dos postos descentralizados do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a equipe da CERMU-RR também presta orientações a distância aos pacientes.