INTEGRAÇÃO NA SAÚDE

Doação de terreno pelo Governo de Roraima para Universidade Federal possibilitará ampliação de Hospital Universitário

A integração entre o Governo de Roraima e o Governo Federal, com foco na melhoria da saúde, segue em ritmo acelerado. Nesta segunda-feira, 17, o governador Antonio Denarium oficializou a doação de um terreno para a UFRR (Universidade Federal de Roraima), com área total de 4.050 m², que possibilitará a ampliação da estrutura física do primeiro Hospital Universitário de Roraima

Foto: Thiago Feitosa/Taira Guerreiro

O Hospital Universitário faz parte do processo de reestruturação e fortalecimento da saúde em Roraima. O complexo hospitalar consiste na incorporação do HC (Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco) pela UFRR e será gerido por meio de contrato entre a instituição e a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

De acordo com o governador Antonio Denarium a medida faz parte do compromisso do Governo do Estado de ampliar o acesso da população à saúde de qualidade.

“Desde o primeiro dia do meu trabalho tenho buscado reforçar as parcerias e o trabalho conjunto com outras instituições incluindo as prefeituras e o Governo Federal, porque acredito que não se faz nada sozinho. E prova disso é a implantação do Hospital Universitário, resultado dessa integração, que vai possibilitar ainda mais benefícios para a população”, esclareceu o governador.

A doação do terreno foi realizada durante visita a Roraima da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que nesta segunda-feira esteve no local onde será feita a obra.

“É um momento muito importante, visto que ao conhecer Roraima há um ano, eu e o presidente Lula vimos de perto os desafios que precisavam ser vencidos na área de saúde e hoje ver esse avanço com o hospital universitário e essa área de retaguarda na saúde indígena, eu fico emocionada. Agradeço ao Governo de Roraima por ter doado esse terreno e se mostrar sempre parceiro. Estou muito satisfeita de ver os avanços que temos tido”, enfatizou a ministra.

“Foi uma satisfação receber a ministra Nísia e com a satisfação de poder passar essa unidade para a UFRR. O estado é um parceiro do governo federal não só nessa obra, mas em muitas outras porque juntos poderemos melhorar ainda mais a saúde no nosso estado”, salientou o vice-governador Edilson Damião, que também acompanhou a visita da ministra a Roraima.

Conforme o reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli, a cessão do terreno doado pelo Governo para a expansão do Hospital Universitário possibilitará a instalação de uma unidade de retaguarda que se tornará um hospital federal e um local de pesquisa da Universidade.

“O documento que foi assinado hoje pelo governador Antonio Denarium vem agregar valor na estruturação da unidade de saúde de retaguarda aos indígenas e também prova que o Governo do Estado foi um grande parceiro e, com isso, poderemos fortalecer a saúde do estado”, complementou o reitor.

De acordo com a secretária de saúde, Cecília Lorenzon, essa é uma ação coordenada entre os governos, medida que envolve gestores e servidores, todos comprometidos com o desejo de melhorar o trabalho prestado atualmente.

“É uma integração que é a principal política e diretriz do SUS e nós estamos aqui hoje com essa entrega inédita do terreno, juntamente com todos os entes federativos e temos a certeza de que com esse esforço conjunto, teremos resultados ainda mais prósperos para a saúde em Roraima”, reforçou a secretária.

Com Hospital Universitário vem aí um novo concurso público na área de saúde

De acordo com a superintendente da EBSERH em Roraima, Bianca Siqueira, a implantação efetiva do Hospital Universitário inclui também a contratação de novos profissionais para a oferta de qualificação adequada para o atendimento à população.

“Nós esperamos até o final desse ano ter o concurso público da empresa que gerencia os hospitais universitários, para que esse corpo clínico, médico e de profissionais de saúde em geral esteja completo aqui no Hospital. Serão muitas vagas e esperamos que a população em breve possa perceber essa mudança positiva também”, complementou Bianca.

Para o diretor-geral do Hospital das Clínicas, Rafael Azevedo, a iniciativa faz parte do trâmite necessário para acelerar a implantação do Hospital Universitário.

“Vai ser um ganho muito grande na saúde, pois vamos ter mais centros cirúrgicos, mais leitos de UTI, mais leitos de retaguarda indígena e com isso, só vem a somar na saúde roraimense. Vai ser ótimo”, disse o diretor.