DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | Governo avança nas ações de construção da Política Estadual de REDD+

Dando continuidade às ações de fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável para o Estado de Roraima, será realizado nesta quinta-feira, 14, a primeira edição do Fórum Estadual de Impulsionamento do Desenvolvimento Econômico-Ambiental de Baixas Emissões.

O evento será promovido pelo Governo do Estado por meio da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e será realizado das 8h às 17h, no auditório do CADECOM (Centro de Ciências Administrativas e Econômicas), no Campus Paricarana da UFRR.

De acordo com o governador Antonio Denarium esse é mais um passo importante para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do Estado, com foco na preservação do meio ambiente.

“O Fórum faz parte de um trabalho de construção da Política Estadual de REDD+ que visa criar e manter ações de conservação do meio ambiente, e nesse sentido o nosso interesse é manter o desenvolvimento econômico e social do Estado mas sem esquecer do cuidado com o meio ambiente e da importância de medidas que visem também a sustentabilidade”, esclareceu o governador.

Conforme o presidente da Femarh, Glicério Fernandes, o Fórum é uma etapa importante de natureza política, consultiva e de acompanhamento da implementação política e instrumento de participação e controle social, é composto por representantes do poder público federal, estadual, municipal, da iniciativa privada, representação de Povos Indígenas, Populações Tradicionais Extrativistas e Ribeirinhos, e da Agricultura Familiar e a sociedade civil organizada.

Ele explica que no mês de junho e julho foram criadas as câmaras técnicas, e desde então foi iniciado o trabalho de envolvimento, discussão e definição de ações parceiras para a realização do Fórum, com a meta principal de envolver a sociedade na solução de problemas como o combate ao desmatamento, garantindo o cumprimento da legislação ambiental.

“O foco é fortalecer cada vez mais o processo de construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado de Roraima, e por meio de ações como essa a Fundação envolve a sociedade nesse trabalho, pois todo cidadão precisa ter a consciência e colocar em prática ações que ajudem a preservar o meio ambiente”, complementou o presidente da Femarh.

POLÍTICA REDD+

A sigla REED+ significa a Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal. O sinal “+” significa reconhecer outros esforços de conservação. Trata-se de um esforço geral de garantir mais conservação e aumento dos estoques de carbono florestal, bem como o manejo sustentável de florestas.

A Política REDD+ é resultado de uma estratégia mundial com foco em envolver os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, fortalecendo ações coordenadas de prevenção e controle do desmatamento e da degradação florestal, a promoção da recuperação florestal e o fomento ao desenvolvimento sustentável.