A Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar, localizada em Rorainópolis, iniciou a X Edição do “Desafio Literário e o Pensamento do Jovem Contemporâneo”.
O projeto tem como objetivo primordial enriquecer o ensino e a aprendizagem dos alunos do ensino médio, fomentando o apreço pela literatura e ampliando suas habilidades de leitura, escrita, interpretação e argumentação.
A coordenadora pedagógica da escola, professora Silvana Silva, explicou que durante o mês de agosto, os alunos estão estudando para a produção de textos.
“No dia 31 será a culminância desta fase. Os estudantes da 1ª série estão focados em textos de lendas, os alunos da 2ª série produzem notícias e da 3ª série uma dissertação. No dia da culminância, dois alunos são escolhidos pela turma para realizar o texto”, disse.
O resultado das atividades e a gincana literária está marcada para o dia 30 de outubro. Dentro da programação, os alunos terão o desafio de interpretar, por meio de peças teatrais, as obras que leram de autores escolhidos durante o ano, além de participarem da construção de um documentário e um vídeo publicitário de incentivo à leitura.
Neste ano, o foco é a exploração de diferentes tipos de textos, de fábulas a lendas, guiando o processo de aprendizado. A estrutura é composta por etapas de sensibilização, pesquisas individuais, discussões em sala de aula, elaboração de provas finalizando com uma empolgante gincana literária.
A iniciativa está promovendo a interação entre os alunos, estimulando o trabalho em equipe. Por meio da leitura coletiva e das discussões em sala de aula, os alunos desenvolvem suas atividades de comunicação, superando a timidez.
Cada atividade tem uma pontuação diferente. Para avaliar os alunos, são convidados professores formados em letras para serem os jurados. A equipe que obter as melhores notas será a campeã do desafio literário.