IMPACTO SOCIOECONÔMICO

Departamento de Turismo faz pesquisa para medir indicadores do São João no Parque Anauá

Muito além das noites de atrações musicais, cultura e diversão durante a semana de festa do São João, o arraial no Parque Anauá também serviu como uma plataforma para o planejamento e produção de políticas voltadas ao setor turístico do Estado.

Foto: William Roth

Desde o início do festejo, na segunda-feira, 22, o Detur (Departamento de Turismo) da Secult (Secretaria de Turismo e Cultura de Roraima) realizou uma pesquisa de impacto socioeconômico no São João. Todos os anos, o órgão visita os principais eventos turísticos do Estado para realizar questionários que mensuram a origem e o grau de satisfação dos visitantes. Esta é a segunda vez que a ação é feita no São João no Parque Anauá.

As pesquisas servem como indicadores de impacto econômico, o perfil do visitante, a duração das visitas das pessoas no Estado (quando são turistas), a expectativa média de gastos por dia e o volume total de recursos que circulam na cidade em função especificamente deste evento.

O diretor do Detur, Bruno Muniz, explicou que com os resultados, é possível orientar estratégias e esforços do Governo do Estado na organização anual de eventos.

“São verificados questionamentos em relação à sinalização, segurança, estacionamento, sanitária e as atrações culturais, por exemplo. Todos esses aspectos são analisados e mensurados na nossa pesquisa”, disse.

Ele relatou ainda que o questionário atual é feito com alta expectativa de público em todos os dias de evento. Foram pouco mais de 800 pesquisas nas seis noites, o que, segundo Muniz, indica que o evento é um grande sucesso de participação popular.

“Também fizemos a pesquisa com os microempreendedores, com o pessoal das 150 barracas e a turma credenciada pelo Governo para realizar a comercialização de bebidas de produtos ou serviços na área do Parque Anauá para mensurar o grau de satisfação, a lucratividade que foi obtida com o evento”, afirmou o diretor.

PESQUISA DE CAMPO

A turismóloga Valeska Doric faz parte do grupo de seis pesquisadores do Detur que trabalhou em campo nas noites do Parque Anauá realizando as pesquisas junto ao público. Eles foram auxiliados ainda por mais cinco alunos do Instituto Federal de Roraima durante todos os dias do evento, distribuídos em áreas estratégicas para colher a percepção e o grau de satisfação entre outros aspectos que o São João no Parque Anauá promoveu durante a edição deste ano.

“É o segundo ano que nós realizamos essa pesquisa no arraial. Usamos um formulário online a partir da internet e garantimos esse mesmo questionário impresso no caso de faltar conexão. Os dados são tabulados em tempo real e os resultados vão ser apresentados na semana que vem para que as próximas edições do São João da Anauá já possam contar com essa ferramenta importante”, ressaltou.

Como exemplo da metodologia utilizada, os pesquisadores perguntam quanto uma pessoa gastou ou pretende gastar, e, a partir disso, é incluída uma média de consumo médio por noite ou por evento.

GRAU DE SATISFAÇÃO

O motorista Antônio Sousa avaliou o São João do Parque Anauá como um evento “muito bacana” e que ele aproveita para brincar no arraial com a família. “As quadrilhas que se apresentaram são muito bacanas. As quadrilhas dos idoso e do pessoal com deficiência do Governo. Também teve o show da Marília Tavares, que todo mundo prestigiou. Todo ano eu participo aqui, esse ano eu vim duas vezes”, disse.

A cabeleireira Neide Carneiro foi uma das recenseadas e afirmou que nos últimos dois anos, curtiu momentos muito agradáveis com a família durante o São João no Parque Anauá.

“De verdade foi muito legal. Na minha família a gente curte muito festa junina, arraial, quermesse. A gente vai principalmente pela comida. É a melhor época do ano para nós. Mas aproveitamos também para ver as danças de quadrilha e as bandas. Inclusive esse ano foi muito bem acertado, estava equilibrado, teve forró, sertanejo, música regional. Foi um evento que está de parabéns, viu?”, finalizou com bom humor Neide.