A noite dessa sexta-feira, 19, marcou o início da etapa final dos 51° JERs (Jogos Escolares de Roraima), com uma cerimônia de abertura memorável no Ginásio Hélio Campos, no bairro Canarinho, em Boa Vista. O evento reuniu alunos-atletas, técnicos, autoridades e a comunidade, celebrando o espírito esportivo e a dedicação dos jovens competidores.
A cerimônia contou com a presença da ex-ginasta olímpica Daniele Hypólito, que acendeu a pira olímpica, marcando o início das competições. A atleta roraimense Larissa Magalhães Amorim, campeã mundial de Karatê, foi quem realizou o revezamento da tocha com a ex-ginasta olímpica.
Daniele Hypólito também realizou uma palestra show intitulada “Uma Trajetória de Desafios e Sucesso”.
“Não perca a oportunidade, é muito bom praticar um esporte. O mais difícil vocês já estão fazendo agora, apliquem, façam com alegria e aproveitem ao máximo o melhor do esporte”, disse Hypólito aos alunos presentes, incentivando a não desistirem do sonho de serem atletas multicampeões assim como ela, que representou por cinco vezes o Brasil em Olimpíadas.
A etapa final dos Jogos Escolares de Roraima promete ser uma celebração do esporte, do esforço e da superação, inspirando uma nova geração de atletas a perseguir seus sonhos e alcançar o sucesso.
Etapas anteriores e modalidades disputadas
Os 51º Jogos Escolares de Roraima foram organizados em seis etapas, incluindo quatro regionais, a etapa capital e a grande etapa final. Durante as fases anteriores, diversas modalidades já foram disputadas: lutas, ciclismo, natação e atletismo, nas quais os atletas já garantiram medalhas e estão classificados para a nacional.
Cada etapa regional, de onde saíram os classificados para esta última etapa, foi realizada em diferentes municípios, como São João da Baliza, Cantá, Iracema e Alto Alegre, envolvendo milhares de estudantes e proporcionando um ambiente competitivo e inclusivo.
Competição e Infraestrutura
Nesta etapa final, Boa Vista recebe 3.000 alunos-atletas de 91 escolas, que competem em modalidades como futsal, handebol, vôlei de praia, voleibol, tênis de mesa, xadrez, badminton, futebol de campo, basquete e a novidade da edição, tiro com arco. As competições são realizadas em diversas categorias, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.
Os estudantes contam com transporte, alimentação e alojamento nas escolas estaduais Oswaldo Cruz, General Penha Brasil e Gonçalves Dias, garantindo que todos os participantes tenham as melhores condições para competir e se destacar.
Dinaildo Barreto, diretor do IDR, comentou, emocionado, sobre a importância do evento: “O Governo de Roraima faz um trabalho brilhante dando a oportunidade de vivência não só aqui, mas a oportunidade de serem levados para competições em nível nacional para representar o Estado. Isso é a melhor coisa que poderia acontecer na infância de uma criança”, completou.
Uma das alunas-atletas, na modalidade de futebol de campo, Joana Vitória, da Escola Estadual Indígena José Aleixo, comunidade indígena Truaru da Serra (Boa Vista Rural), expressou sua empolgação: “É a nossa primeira vez participando dos Jogos Escolares. Estamos confiantes que vamos ganhar. Levar esse título para a nossa comunidade, para a nossa escola principalmente”, disse a estudante.
Governo de Roraima vai garantir passagens para competições nacionais
Os classificados em cada categoria garantem vaga para os JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), que ocorrerão em Recife, em setembro, para a faixa etária de 12 a 14 anos, e para os JEJ (Jogos Escolares da Juventude), que acontecerão em João Pessoa, em novembro, para atletas de 15 a 17 anos.
“O Governo de Roraima vai garantir a presença de todos os atletas classificados para as etapas nacionais. As passagens serão custeadas pelo Estado, garantindo que nossos jovens talentos possam competir e brilhar no cenário nacional”, anunciou o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.
Parcerias
Para que a presença da Daniele Hypólito fosse possível, foi firmada parceria entre o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), e o Centro Universitário Estácio da Amazônia, que trouxe a atleta para palestras motivacionais, juntamente com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima).
“Quando a gente fala de educação, de transformação de vida, que é o que a gente busca fazer, não podemos transformar sem o esporte. O esporte é transformador de vidas. Então, a própria Daniele que está aqui com a gente é um exemplo, no que a vida dela se tornou por conta da ginástica”, salientou a reitora da Estácio, Brenna Linhares.