Rádio Roraima

REFERÊNCIA EM RORAIMA

Cosme e Silva realizou mais de 66 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2024

O Pronto Atendimento Cosme e Silva, situado na zona Oeste de Boa Vista, realizou 66.623 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2024.

Compartilhe:

Foto: Ascom/Sesau

O Pronto Atendimento Cosme e Silva, situado na zona Oeste de Boa Vista, realizou 66.623 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2024.

A unidade, que é uma das referências do Estado no atendimento inicial de urgência e emergência médica, acolhe a demanda de grande parte da população da Capital, com média de 600 atendimentos diários. E funciona 24 horas, de segunda a domingo.

“Nossa unidade atende mais de 600 pacientes por dia, e esse número continua a aumentar. Durante o período de janeiro a abril, observamos um aumento nos casos de pneumonia, bronquites e tuberculose diagnosticados”, ressaltou a diretora geral do PACS, Moema Gonçalves.

O período seco contribuiu significativamente para o aumento do volume de atendimentos na unidade, principalmente devido às demandas relacionadas às crises respiratórias.

“Esse foi o ano mais atípico, em comparação aos outros anos. Foi um período muito seco, com aumento na quantidade de queimadas, o que ocasionou muitos casos respiratórios, tanto gripes, quanto infecções de garganta, pela secura do ambiente, falta de umidade. As pessoas com asmas, rinites, bronquites também foram prejudicadas nesse período”, destacou Moema.

SERVIÇOS

Localizado na rua Delman Veras, no bairro Pintolândia, o Pronto Atendimento Cosme e Silva oferece uma série de serviços para a população, incluindo raio-x, eletrocardiograma, sala de vacinação, sala de sutura, sala de gesso com avaliação ortopédica e sala de tratamento de pacientes com malária para um diagnóstico mais preciso.

A unidade também dispõe de sala para o tratamento de pacientes com malária, onde é realizado o exame para um diagnóstico mais preciso da doença.

Além disso, a unidade dispõe de uma sala de estabilização, onde os pacientes podem permanecer em observação por até 24 horas antes de serem transferidos para um hospital de retaguarda, e uma sala de procedimentos onde são realizadas drenagens de abscessos.

É importante esclarecer ainda que a unidade não é responsável pelo serviço de curativos, uma função exclusiva das Unidades Básicas de Saúde. Contudo, o serviço foi implantado como uma maneira de suprir a carência dos usuários do SUS que buscam suporte para o alívio de dor.

ENTENDA O FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO DO COSME E SILVA

Após o atendimento na recepção, o paciente é encaminhado para a sala de triagem, onde recebe uma classificação de prioridade com base na gravidade de seu estado.

As cores verde e azul, por exemplo, são atribuídas para os casos de menor gravidade. O atendimento da demanda é realizado nas salas rápidas, locais que abrange os pacientes com dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise, entre outros.

Já as cores amarela e laranja são dadas para os casos de urgência moderada. Recebem essa classificação o paciente que apresentar desmaio, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais e outros quadros clínicos.

Os casos mais graves ou com risco de morte são classificados pela cor vermelha. Isso significa que o paciente necessitará de atendimento imediato, como quadros de queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis e outros.

“Contamos com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, médicos e odontologistas”, complementou a diretora.