CUIDANDO DO CUIDADOR

Coronel Mota realiza semana de enfermagem para servidores

Foto: Ascom/Sesau

A Policlínica Coronel Mota deu início, nesta terça-feira, dia 7, à Semana de Enfermagem. A programação é uma iniciativa do setor de enfermagem e se estenderá até sexta-feira, dia 10.

Com o tema “Cuidando do Cuidador”, a ação reforça a importância da saúde mental e do bem-estar dos servidores da unidade, por meio de palestras de atualização sobre primeiros socorros, ações de saúde e serviços de cuidado e prevenção.

“Estamos tentando garantir um bom desempenho dele no ambiente de trabalho. Se eu cuido dele, ele vem trabalhar mais disposto, mais alegre, com mais proatividade. Quer queira ou não, nós ouvimos desabafos dos pacientes, e a enfermagem acaba absolvendo muito”, ressaltou a gerente de enfermagem do Cel. Mota, Vilane Tolentino.

A técnica de enfermagem Edilamar Duarte atua no setor de Eletrocardiograma. Ela destacou a importância do cuidado especial com os servidores.

“A Semana da Enfermagem agrega muito a participação dos funcionários, temos cursos de treinamento, e isso é bem importante para todos nós. Cuidar do cuidador motiva cada vez mais a nossa profissão, que às vezes nós nos sentimos desvalorizados, às vezes não temos nem tempo de cuidar de nós mesmos”, afirmou a servidora.

Ação conta com unidades móveis de saúde

A programação da Semana da Enfermagem também inclui serviços de saúde bucal e cuidados com a mulher, por meio do Consultório Odontológico Itinerante e da Unidade Móvel de Saúde da Mulher Itinerante.

Ambas as unidades móveis estão disponíveis para os servidores na entrada do Coronel Mota, localizado na rua Coronel Pinto, no Centro de Boa Vista.

No Consultório Odontológico Itinerante, estão sendo oferecidos serviços de limpeza, raspagem, extração, restauração e aplicação de flúor; enquanto a Unidade Móvel de Saúde da Mulher Itinerante ofertará os exames de mamografia, preventivo e atendimentos ginecológicos.

Para ter acesso aos atendimentos, é necessário apresentar os documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Confira a programação da semana:

08/05 – Atualização em Primeiros Socorros.

Horário: 14h

09/05 – Palestra com a Comissão de Ética, COREN (Conselho Regional de Enfermagem de Roraima), NEP (Núcleo de Ensino e Pesquisa) e CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Horário: 9h e 14h

10/05 – Palestra Saúde Mental