Rádio Roraima

CONSOLIDAÇÃO DE AÇÕES | Sesau apresenta resultado e prorroga projeto nacional implantado na Maternidade

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Sesau (Secretaria de Saúde) apresentou os primeiros resultados de um projeto nacional focado em implementar uma série de melhorias no atendimento de pacientes no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

Além dos gestores da unidade, a reunião, que ocorreu no final da tarde de quarta-feira, dia 29, contou com as presenças do secretário adjunto de Saúde, Edson Castro, e de técnicos do Ministério da Saúde.

“Essa reunião e essa visão que o Ministério da Saúde constatou só faz termos mais estímulo e querer realmente proporcionar o melhor atendimento para a população”, destacou Castro.

Por meio do Projeto RHC (Reestruturação de Hospitais Públicos), uma iniciativa criada graças à parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, a unidade pode sentir uma sensível melhoria na assistência médica e segurança de mães e recém-nascidos.

De acordo com o diretor administrativo do HMI, Edgar Hoover, além de ampliar a assistência e segurança do paciente durante o período de internação, a novidade pretende otimizar o giro de leito, aumentando assim a oferta de vaga em unidade hospitalar para a população.

“Esses avanços perpassam desde a admissão desse paciente na emergência ou na eletiva até a sua alta. Tivemos grandes resultados nas áreas por onde passam as pacientes, seja dentro do centro cirúrgico, na nutrição, no apoio assistencial da enfermagem ou da equipe médica”, salientou.

Implantado no início de abril deste ano, o Projeto RHC seria concluído em dezembro. Contudo, dado aos acertos obtidos, os gestores da iniciativa decidiram prorrogar a permanência da iniciativa por mais um ano.

“Avaliamos a oportunidade de ficar mais um ano tendo oportunidades. Tivemos avanços no NIR [Núcleo Interno de Regulação], nos processos assistenciais e em alguns protocolos, mas ainda queremos fazer mais e vamos trabalhar com um treinamento prioritário em mais 12 meses”, avaliou a gerente de Responsabilidade Social e representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Nidia Souza.