CONGRESSO NACIONAL | Solenidade celebra cinco anos de Operação Acolhida em Roraima

Nesta terça-feira, 17, o governador Antonio Denarium participou da sessão solene que celebrou os cinco anos de criação da Operação Acolhida em Roraima. A data comemorativa, que ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, marcou o início dos trabalhos de acolhimento aos imigrantes venezuelanos criada pelo Governo Federal.

As ações executadas pelo Exército Brasileiro, contam com a parceria de ONGs (organizações não governamentais), bem como o apoio do Governo de Roraima com a oferta de serviços e atendimentos aos imigrantes venezuelanos.

A Operação foi criada em 2018, mesmo ano em que o governador Antonio Denarium assumiu como interventor federal.

Unindo forças com o Governo Federal, o Governo do Estado não deixou de prestar assistência aos imigrantes refugiados que entram diariamente pela fronteira em Pacaraima.

“Desde 2016 o Governo do Estado soma mais de 500 milhões em investimentos nos imigrantes venezuelanos, sem que tenhamos recebido um centavo desse recurso para reparar os aumentos e gastos com serviços e atendimentos, mesmo que o Supremo Tribunal Federal tenha votado a ação favorável ao Estado de Roraima”, ressaltou.

Durante a sessão, Denarium cobrou do Governo Federal um olhar mais atencioso com o Estado e agradeceu a Operação Acolhida pelo apoio. Ressaltou que Roraima passou por grandes dificuldades financeiras, mas que, ainda sim, atendeu a todos.

“Gostaria de ressaltar que nosso Governo não faz nenhum tipo de discriminação ou seleção que deixe a população venezuelana desasistida. Não estamos aqui apenas cobrando, mas principalmente agradecendo o apoio. Não podemos esquecer que soluções se fazem com a união de esforços e não com a sobrecarga de parceiros”, declarou.

NÚMEROS

Segundo dados da Operação Acolhida apresentados na sessão solene, entraram no Brasil, até junho de 2023, 964 mil venezuelanos; desses 694 mil pela fronteira com Pacaraima, dos quais estima se 150 a 180 mil vivem em Roraima e compõe a população roraimense, aproximadamente 24% da população total do Estado.

Além disso, 10.250 venezuelanos vivem nos 13 abrigos da Acolhida instalados em Boa Vista e Pacaraima.

Roraima foi o Estado brasileiro que apresentou o maior crescimento populacional com 41% de crescimento, estando hoje com uma população estimada de 750 mil habitantes

Em resumo, o chefe do Executivo estadual fez um balanço das ações e serviços prestados pelo Governo para amenizar os impactos causados.

“O Estado conta com mais de 20 mil alunos venezuelanos matriculados em nossas escolas; atendemos 12 mil famílias com o programa Cesta da Família; 500 mães pelo Colo de Mãe, totalizando 1.100 crianças. Concedemos 658 auxílios funerais; 40% das ocorrências na Polícia Militar e Polícia Civil envolvem venezuelanos. Mais de 500 imigrantes venezuelanos cumprem pena no sistema prisional do Estado, após condenação pela Justiça brasileira”, apontou.

SAÚDE

Além disso, Denarium detalhou ainda números dos serviços de saúde oferecidos pelo Governo do Estado. Foram apresentados os dados de atendimentos aos imigrantes venezuelanos nas principais unidades de saúde e hospitais.

“De cada 10 leitos de UTI, 04 são ocupados por venezuelanos. Realizamos no Hospital Geral de Roraima, 57.673 atendimentos e 8.776 internações. No Pronto Atendimento Cosme e Silva, 154.580 atendimentos. No Hospital Coronel Mota 8.800 atendimentos ambulatoriais. No Hospital das Clínicas 1.150 internações”, disse.

A maternidade estadual Roraima é a que mais partos faz no Brasil proporcionalmente a sua população. A cada 3h nasce uma criança filha de mãe venezuelana.

De 2016 até agosto de 2023, foram realizados 9.550 partos normais e 4.535 cesarianas. Ao longo de todo esse período foram realizadas 42.379 internações.

Também, 257 internações para Tratamento Fora do Domicílio, com todos os custos pagos pelo Governo. E 88.679 hemodiálises entre pacientes crônicos e agudos à beira de leito.

“Essas ações na saúde significam um investimento da ordem de R$ 298.828.152,00 apenas na saúde”, concluiu Denarium.