Profissionais de saúde que atuam no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento foram contemplados com um treinamento sobre combate a incêndios em ambiente hospitalar. A atividade iniciou nesta quarta-feira, dia 07, e segue até quinta-feira, 08.
Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa do HGR, Pâmela Freitas, 74 servidores participam da ação, que foi dividida em parte teórica e prática.
“É importante que os servidores estejam capacitados, pois, mesmo que não desejemos que isso ocorra, eles precisam saber como agir em um eventual incidente. Por isso, temos servidores de várias unidades, atendendo a uma exigência do Corpo de Bombeiros”, informou.
A palestra de abertura dos trabalhos contou com as orientações do tenente do CMBRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), Miguel Arcanjo, que enfatizou a importância do tema.
“O trabalho com o Corpo de Bombeiros se inicia com ações de prevenção. As brigadas de incêndio são importantes, e o trabalho que realizamos na formação dessas brigadas também é necessário, pois, em um princípio de incêndio, teríamos grupos em diversos órgãos públicos e privados atuando até a chegada do órgão no combate às chamas”, completou.
Além das condutas a serem adotadas no socorro ao paciente, os participantes também aprenderão sobre a disposição de locais obrigatórios para acesso a extintores.
Atuando como técnico em saúde bucal no HGR há três anos, Edval Araújo ressaltou alguns pontos interessantes que percebeu durante a aula teórica repassada pelo tenente Arcanjo.
Para ele, todos os ensinamentos são vitais para reforçar a segurança do paciente e dos próprios servidores de saúde.
“Achei bem interessante sabermos como funciona essa questão da transmissão de calor [durante o efeito de combustão], a importância de conhecer os equipamentos, poder identificar o tipo ideal para cada tipo de ocorrido, que tipo de incêndio está ocorrendo, se foi causado por uma pane elétrica, que tipo de extintor usar para evitar a propagação do incêndio, como foi explicado na aula”, destacou o servidor.