Rádio Roraima

JIECCs

Colégio Militarizado Carlo Casadio abre oitava edição de Jogos Internos Estudantis

O Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio iniciou nessa terça-feira, 8, à 8ª edição dos Jogos Internos Estudantis (JIECCs), com o tema "Biomas Mundiais: Um lugar para preservar".

Compartilhe:

Foto: Ascom/Seed

O Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio iniciou nessa terça-feira, 8, à 8ª edição dos Jogos Internos Estudantis (JIECCs), com o tema “Biomas Mundiais: Um lugar para preservar”.

O evento foi marcado por uma cerimônia de abertura que reuniu alunos, professores, pais e equipe gestora, com destaque para as apresentações do grupo de dança Les Unique e do grupo motorizado do Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva) da PMRR (Polícia Militar de Roraima), que trouxe uma exibição de abordagem policial e apresentações que arrancaram aplausos do público.

O tema deste ano, que enfatiza a importância da preservação ambiental, foi explorado nas apresentações culturais e na entrada das delegações, com cada turma representando um bioma global, desde a Amazônia até o Pantanal, reforçando a necessidade de proteger os ecossistemas do planeta, unindo educação e conscientização ambiental ao esporte.

O gestor militar do colégio, o tenente-coronel Vasconcelos, agradeceu a todo o corpo escolar pela organização e declarou aberto os jogos: “Quero fazer um agradecimento de forma geral a todos os organizadores, desde os servidores, professores e alunos, e agradecer a todos os pais de alunos que estão aqui presentes e aos parceiros”, disse.

Jogos serão disputados em quatro modalidades

A professora Leila Arruda, que integra a coordenação dos jogos, celebrou o envolvimento dos alunos e a riqueza do tema. Ela explicou a dinâmica dos jogos que acontecem até a sexta-feira, 11.

“Os jogos possuem três categorias, na categoria 1 com alunos dos 6º e 7° ano do Ensino Fundamental, na categoria 2 disputam alunos do 8º e 9º ano Ensino Fundamental e a categoria 3 com estudantes do Ensino Médio. Todos competem entre si, de acordo com a sua categoria e no seu turno de origem”, comentou.

A professora Flávia Alves, servidora do colégio durante nove anos e agora pertencente ao grupo de técnicos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) deu o pontapé inicial dos jogos internos no ano de 2015 e desde então acompanha a evolução do evento e dos estudantes.

“O projeto foi lançado com apenas três modalidades: vôlei, queimada e futsal. No ano seguinte foram mais três modalidades e hoje o JIECCs está gigante”, disse.

Os Jogos Internos Estudantis do CEM Carlo Casadio continuarão com as competições até o dia 11, nos horários de 7h30 às 11h45 e de 13h15 às 18h15. Alunos disputarão modalidades como futsal, vôlei, atletismo e xadrez, sempre conectados à mensagem de preservação ambiental.