ALTAS HABILIDADES

Centro especializado lança projeto que utiliza entretenimento como forma de aprendizagem

O Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação (Cadah/S) está realizando o projeto “Jogos e Desafios Cognitivos”, uma iniciativa pedagógica que integra diversão e aprendizagem para aprimorar as habilidades cognitivas dos alunos.

Foto: Ascom/Seed

O projeto é uma resposta à crescente demanda por tecnologias que combinam ensino e entretenimento, reconhecendo a importância dos jogos no desenvolvimento intelectual. Os “Jogos e Desafios Cognitivos” são atividades pedagógicas variadas que trabalham aspectos como memória, atenção, raciocínio lógico, percepção e linguagem.

A diretora do Cadah/S, Yasnara Silveira de Medeiros, destaca: “Esse projeto tem o objetivo de identificar alunos da rede estadual que se destacam, os alunos de alto desempenho, principalmente na capacidade de resolução de problemas.”

Outros objetivos apontados pela diretora dizem respeito à parceria com as unidades de ensino, à observação e ao melhoramento das funções cognitivas dos alunos através de atividades desafiadoras e à integração dos alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em altas habilidades nas atividades relacionadas à inteligência.

Como ocorrem as atividades do projeto

As atividades são realizadas dentro de sala de aula, utilizando dois tempos de aula para cada sessão. A execução das tarefas segue um formato de circuito, permitindo que todos os alunos demonstrem suas habilidades em diferentes jogos e níveis de dificuldade.

Cada sessão começa com orientações iniciais e termina com uma premiação simbólica e a entrega de certificados de participação. Yasnara ressaltou a importância dessa abordagem.

“Essa metodologia resulta na boa forma cognitiva, levando os alunos a desenvolverem capacidades de raciocínio e de aprendizagem, dentre outras funções ligadas à inteligência”, disse.

Além dos jogos e desafios, o Cadah/S realiza palestras sobre superdotação e altas habilidades, além de promover oficinas para professores sobre práticas de atendimento educacional especializado.

As atividades do projeto estão ocorrendo em várias escolas estaduais ao longo do mês de junho, com horários específicos para cada turma. O trabalho já foi realizado nas escolas estaduais Oswaldo Cruz, Girassol, São Vicente de Paula, General Penha Brasil e finalizará na Escola Estadual Professor Antônio Ferreira de Souza, nesta quarta-feira, 19.