EJA

Centro de Educação Profissional da Seed promove novo ciclo para Formação Inicial e Continuada

Foto: Ascom/Seed

O Ceep (Centro Estadual de Educação Profissional, Professor Antônio de Pinho Lima), em Boa Vista, promoverá o II Ciclo de Palestras e Oficinas com o tema “Desafios, avanços e possibilidades dos cursos de Formação Inicial e Continuada na Educação de Jovens e Adultos”.

O evento começa nesta terça, 22, e segue até quinta-feira, 24, a partir das 18h, no Ceep, localizado na avenida Chile, 593, bairro Caranã, contemplando estudantes de escolas que ofertam de FIC (Formação Inicial e Continuada).

O objetivo é proporcionar aos estudantes momentos de análise, reflexão e discussão de temas específicos de cada FIC por meio de palestras, atividades e oficinas, despertando o sentimento de pertencimento e inclusão no mundo do trabalho com oficinas que valorizem a prática.

“Esse ciclo de palestras vem com o intuito de integrar os estudantes da EJA, das diversas escolas. Todos vão estar aqui no auditório, para um momento de análise, reflexão e discussão das temáticas específicas de cada curso. Esse ciclo de palestras foi pensado para proporcionar aos nossos estudantes da EJA esse momento”, destacou Luciana Freitas, Gerente Técnico Pedagógica do Ceep.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira, 22, será realizado o workshop com o tema “Autoconfiança e desenvolvimento pessoal”, voltado aos estudantes do curso FIC Assistente Escolar, desenvolvido nos colégios militarizados Fernando Grangeiro de Menezes, Maria Sônia de Brito Oliva e Luiz Ribeiro de Lima.

Na quarta-feira, 23, haverá a palestra sobre “Biodiversidade Alimentícia”, destinada aos estudantes do curso FIC de Agente de Alimentação Escolar ofertado nas escolas Fagundes Varela, Monteiro Lobato e Maria das Dores Brasil.

E na quinta-feira, 24, a palestra será sobre “Relações socioemocionais no contexto profissional do assistente administrativo”, destinado aos estudantes do curso FIC de Assistente Administrativo ofertado na Escola Ana Libória e Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves.

Todos os dias também serão realizadas oficinas com o Laboratório de Inovação e Criatividade para a Educação Básica (Labcrie) da Secretaria de Educação e Desporto (Seed).

CEEP

O Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima integra a estrutura organizacional Seed e atua de forma descentralizada nas unidades escolares, com Educação Profissional e Tecnológica.

Atualmente oferta cursos técnicos na área de Gestão e Serviços e área da Saúde de forma concomitante na rede pública de ensino no Ensino Médio regular e oferta qualificação profissional em três escolas de ensino médio regular e nas unidades educacionais que ofertam o 3º segmento (Ensino Médio) da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os cursos de qualificação profissional, também conhecidos como cursos de formação inicial e continuada e têm curta duração que buscam ofertar um aperfeiçoamento profissional ou uma nova qualificação. Os cursos de qualificação integrados à EJA são cursos que permitem a conclusão do Ensino Médio concomitante a uma qualificação profissional.

FIC

A FIC (Formação Inicial e Continuada) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Isso inclui cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização profissional de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade. Abrange cursos especiais, de livre oferta, abertos à comunidade, além de cursos de qualificação profissional integrados aos itinerários formativos do sistema educacional. Essas formações estão previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N° 9394/96).