Rádio Roraima

PSICOSSOCIAL

Capacitação promove práticas de combate ao bullying e comunicação não violenta para professores estaduais

Nesta quinta-feira, 27, a Escola Estadual Lobo D’Almada foi palco da IV Reunião de Capacitação de Professores Orientadores que trabalham no SOE (Serviço de Orientação Educacional). O evento é realizado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do DEB (Departamento de Educação Básica).

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Foto: Ascom/Seed

Nesta quinta-feira, 27, a Escola Estadual Lobo D’Almada foi palco da IV Reunião de Capacitação de Professores Orientadores que trabalham no SOE (Serviço de Orientação Educacional). O evento é realizado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do DEB (Departamento de Educação Básica).

A Dipse (Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar) é o setor que coordena a ação. O evento reuniu educadores, psicólogos, assistentes sociais e técnicos para discutir práticas de combate ao bullying e formas de aumentar a capacidade de lidar com tensões no ambiente escolar por meio da comunicação não violenta.

O evento teve início nas primeiras horas do dia letivo incluindo as boas-vindas e apresentação cultural. Em seguida, foram apresentados os novos professores orientadores e a coordenação dos territórios de atuação. Houve ainda a socialização das avaliações da terceira capacitação, ocorrida no mês de maio, promovendo uma interação entre os profissionais presentes.

A chefe da Dipse, Nazaré Sicsú, destacou a importância do evento: “Tudo dentro de uma prática voltada para as necessidades dos professores orientadores. Aquilo que eles solicitam da Divisão e inserem nas avaliações de cada reunião, fazemos um resumo e nós devolvemos com a ação, no caso, a capacitação”, disse.

Nazaré citou ainda os tipos de situações que ocorrem nas escolas e que são de imediato combatidas pelas equipes do SOE e de psicólogos da Dipse, como por exemplo, o uso de álcool e outras drogas, companhias inadequadas, automutilação e suicídio ocasionados por problemas familiares, assédio moral e sexual, onde o aluno acaba levando os problemas pessoais para dentro da escola e o professor orientador é aquele que precisa saber identificar e conduzir para o melhor tratamento.

A prática de combate ao bullying foi apresentada aos professores orientadores com abordagens eficazes para identificar e enfrentar o problema nas escolas. Em seguida os participantes puderam compartilhar suas próprias experiências, enriquecendo o debate com exemplos práticos.

Durante a tarde o foco será nas práticas para aumentar a capacidade de lidar com as tensões vivenciadas nas escolas, com ênfase na comunicação não violenta. Esta abordagem visa transformar os conflitos em oportunidades de aprendizado e crescimento, tanto para os alunos quanto para os educadores.

“É necessário munir os professores orientadores com materiais adequados para eles agirem dentro das escolas, dentro do planejamento de cada profissional junto com o plano de ação da escola. O primeiro semestre de 2024 foi muito movimentado, com muitas ações da Dipse para as escolas, dando total suporte”, concluiu Sicsú.