PLANEJAMENTO

Capacitação aborda fortalecimento da vigilância e vacinação contra a febre amarela em Roraima

Foto: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com Ministério da Saúde, deu início nesta quarta-feira, 24, a uma capacitação de microplanejamento para o desenvolvimento de atividades de multivacinação, com foco para intensificação vacinal contra a Febre Amarela em Roraima.

O evento segue até sexta-feira, dia 26, no auditório do Boa Vista Eco Hotel, no bairro Mecejana. Toda a temática do evento é direcionada para melhorar a atuação dos profissionais de saúde da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Entomologia e Controle de Vetores da Sesau e dos municípios que são os executores das ações.

De acordo com a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde da Sesau, Valdirene Oliveira, a capacitação foi planejada para acelerar o processo de execução das atividades de microplanejamento pelos municípios, que apesar de já terem recebido uma capacitação anterior, não haviam apresentado progresso na finalização do planejamento das atividades de vacinação de alta qualidade e eficiência.

“Está sendo realizado um planejamento detalhado  das atividades que deverão ser executadas por todos os municípios, com identificação da população a ser vacinada, com prazos definidos, instrumentos que serão utilizados para monitorar o alcance do que foi planejado. Estamos aproveitando esse momento e fazendo essa capacitação com o objetivo de que os municípios saiam daqui com seu microplanejamento”, informou.

Nesse primeiro momento, a capacitação é voltada para melhoria da cobertura vacinal da Febre Amarela, mas o planejamento das atividades deverá ser utilizado para todos os imunobiológicos disponíveis no calendário nacional de vacinação da criança, do adolescente e do idoso.

O objetivo é resgatar as altas coberturas vacinais que o estado já alcançou em anos anteriores, e de forma homogênea em todos os municípios, com isso proteger a nossa população das doenças já erradicadas e controladas através da vacinação.

“Nós fizemos uma notificação de caso de febre amarela do país vizinho [Guiana Inglesa) que veio para nosso território, foi internado aqui e feito o diagnóstico. Então com isso fica mais uma vez comprovado que as doenças não tem fronteiras. E a população não vacinada é vulnerável. Portanto, a capacitação vem contribuir para que os municípios tenham profissionais com capacidade técnica para realizar as atividades de planejamento detalhado para melhorar as atividades de vacinação e assim proteger a todos, ressaltou a Coordenadora.

VIGILÂNCIA APROFUNDADA

Outro foco da capacitação é voltado para fortalecimento das ações de vigilância da FA, abordando a notificação de epizootias em Primatas Não Humanos, vigilância entomológica e avaliação de risco.

No evento, também será abordado também o uso da plataforma SISS-Geo (Sistema de Informação em Saúde Silvestre) aplicado à Vigilância de primatas não-humanos.

O sistema é um aplicativo grátis que registra, em tempo real, fotos e informações de animais e localização geográfica automática por satélite, funcionando totalmente off-line.

Nele, os colaboradores contribuem para identificar animais silvestres, a fim de ativar o alerta de doenças que podem matar animais e pessoas, possibilitando na rapidez das ações de vigilância, prevenção e controle de surtos como a febre amarela.

A veterinária e apoiadora de vigilância do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Dsei-Y (Distrito Sanitário Indígena Yanomami), Maíra Freire, destacou a importância de fortalecer a vigilância e registro dos animais silvestres.

“Eu sou veterinária, então para mim é super importante ter a saúde do animal como indicador da saúde do ambiente. É uma maneira de predizer os casos humanos para podermos preservar a saúde de todos no final”, disse.

Confira a programação:

13:30 – 14:00 – Abertura e apresentação da dinâmica de trabalho

14:00 – 15:15 – Sistema Nacional de Vigilância de primatas não-humanos e a implantação do SISSGeo SUS (Pedro Henrique de O. Passos CGARB/DEDT/SVSA/MS)

15:15 – 16:00 – Experiência da Macrorregião Norte de Minas na vigilância de febre amarela e na implantação do SISS-Geo SUS (Felipe Abreu IFNMG)

16:00 – 16:20 – Coffee Break

16:20 – 17:30 – Apresentação da Plataforma SISS-Geo: Conhecendo as funcionalidades da plataforma SISS-Geo (Eduardo Krempser da Silva e Jessica Andrade de Oliveira (SISSGeo/Pibss/Fiocruz)

17:30 – 17:40 – Apresentação dos grupos de trabalho e dinâmica das atividades práticas (Pedro Henrique de O. Passos CGARB/DEDT/SVSA/MS)

25/04/2024

09:00 – 10:30 – Como fazer um registro: Exercício prático (App) ((Eduardo Krempser da Silva e Jessica Andrade de Oliveira (SISS-Geo/Pibss/Fiocruz)

10:30 – 10:45 – Intervalo

10:45 – 12:00 – Explorando a Plataforma SISS-Geo – Módulo desfecho (Eduardo Krempser da Silva e Jessica Andrade de Oliveira (SISS-Geo/Pibss/Fiocruz)

12:00 – 14:00 – Almoço