Nesta quinta-feira, 23, foi realizada a cerimônia de formação da 1ª Edição do Curso de Condutor de Cães Policiais da Polícia Penal, promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). Dezessete formandos estão aptos para integrar o Canil da Polícia Penal, criado há três anos. Atualmente, o canil é composto por seis cães policiais que atuam em diversas funções, como detecção de faro, busca e captura, guarda e proteção, e intervenção.
Durante 18 dias consecutivos, o curso abordou diversas disciplinas curriculares, incluindo guarda e proteção, adestramento de cães, operações com cães em ambiente prisional, técnicas de detecção e faro de ilícitos, revistas com cães em ambiente de fronteira, técnicas de busca e captura, noções de anatomia canina, entre outras.
De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira, o curso é uma ferramenta de trabalho que ajudará a manter a segurança no sistema prisional em Roraima, principalmente nas atividades preventivas.
“Temos um sistema que há mais de cinco anos não registra nenhuma ocorrência grave. E o canil é uma frente de trabalho muito importante. Este curso operacional foi fundamental para reforçar a integração das forças de segurança”, esclareceu o secretário.
O secretário também mencionou que o Governo do Estado continuará a investir no fortalecimento da polícia penal, com R$ 50 mil já investidos na aquisição de materiais para o canil. O material deve chegar em breve, reforçando ainda mais as ações do grupo.
Alunos se destacam e agradecem a oportunidade
Conforme o coordenador-geral do curso, Lindomar Braga, os servidores estão prontos para atuar com excelência no trabalho com cães.
“Os alunos, agora cachorreiros, estão habilitados para atuar com o auxílio de cães no fortalecimento da Segurança Pública e na manutenção da ordem e da disciplina dentro e fora dos estabelecimentos penais”, ressaltou.
Para Irlis Leia Luiz Pereira, policial penal há três anos, os ensinamentos contribuirão significativamente para seu trabalho no futuro.
“Foi um divisor de águas na minha vida. Eu nunca tinha visto nada parecido. Entrei sem noção nenhuma e hoje posso afirmar que adquiri um conhecimento que poderei aplicar na minha vida profissional e pessoal”, agradeceu.
Paulo Vitor Costa Medeiros, policial penal há um ano, compartilhou sua experiência.
“Foi um curso extremamente técnico e um divisor de águas. Você entra com uma mentalidade e sai com uma mentalidade ainda mais amadurecida. Aprender a executar as tarefas foi muito bom, pois também aprendemos sobre os primeiros socorros dos cães e agora sabemos como agir tanto no cuidado com o cão quanto no trabalho”, ressaltou.
Integração entre as forças de segurança foi destaque no curso
O curso envolveu equipes do Canil da Força Aérea Brasileira, Canil do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, Canil da Guarda Civil Municipal de Boa Vista, Guarda Civil Municipal de Fronteira dos municípios de Pacaraima e Bonfim, além da parceria com a Universidade Federal de Roraima, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Penal de São Paulo e o instrutor especialista em Detecção de Faro, Hugo Ribeiro, de Goiás.
“Há mais de 28 anos atuo na Guarda Municipal e hoje ter a oportunidade de fazer parte do corpo técnico de um curso como esse é uma grande alegria, pois vejo o respeito e reconhecimento que temos dentro das forças de segurança”, ressaltou o inspetor Gilberto Araújo Ferreira Lopes, comandante do GTAM, Grupo Tático Municipal de Boa Vista.
“Desde novembro, quando iniciamos o planejamento dessa ação, a Sejuc celebra a integração entre as forças de segurança em Roraima, pois houve o envolvimento imediato de todos. Esse foi o primeiro passo para o fortalecimento do trabalho integrado em prol da população. Essa cooperação é fundamental para o sucesso do trabalho em Roraima”, enfatizou o secretário.