Rádio Roraima

SANEAMENTO BÁSICO

Caer inicia reforma de sete elevatórias de tratamento de esgotamento sanitário de Boa Vista

Sete EEEs (Estações Elevatórias de Esgoto) da capital Boa Vista estão passando por revitalização de toda a infraestrutura elétrica nas caixas de ligações das bombas, recebendo pintura, troca de equipamentos, além de limpeza dos poços das bombas e também nas caixas de válvulas

Compartilhe:

Foto: Ascom/Caer

Sete EEEs (Estações Elevatórias de Esgoto) da capital Boa Vista estão passando por revitalização de toda a infraestrutura elétrica nas caixas de ligações das bombas, recebendo pintura, troca de equipamentos, além de limpeza dos poços das bombas e também nas caixas de válvulas.

As Estações Elevatórias Paraviana, localizada na rua Aroeira, bairro Paraviana; e Mirandinha, localizada na Rua José Casemiro, no bairro Canarinho; já tiveram a revitalização concluída. E a Estação do Caxangá, localizada no Bairro Calungá, está com as obras de reforma completa em andamento, por ocasião do Parque Rio Branco.

Juntas, as três estações recebem os resíduos de 10.577 residências dos bairros Paraviana, Caçari, River Park, Parque Caçari, Canarinho, Centro, São francisco, 31 de março, Aparecida, São Pedro e Estados; e destinam para para a Lagoa de Estabilização, localizada no Bairro São Bento que, após o devido tratamento, devolve a água tratada para o rio Branco.

Ao todo receberão a manutenção, as elevatórias Paraviana, Caçari, Mirandinha, Caxangá, Caranã, Parque Rio Branco e Lagoa de Estabilização, um investimento de cerca de R$ 3 milhões, oriundos de recursos próprios da Caer.

“O Governo do Estado, por meio da Caer, continua investindo no sistema de saneamento básico tanto no interior como na capital, o exemplo é esse contrato de manutenção destas sete Elevatórias, que consideramos principais e essenciais para manutenção do serviço de coleta e tratamento de esgoto na nossa capital”, afirmou o presidente da empresa, James Serrador.

“Então, é motivo de orgulho e de necessidade também, a gente continuar fazendo esse investimento para que a população tenha segurança de que o esgoto doméstico, industrial e comercial será, efetivamente, coletado e tratado na nossa capital, que é universalizada tanto no acesso à água potável, como  na coleta e no tratamento do esgoto sanitário”, concluiu.

SISTEMA

Atualmente, a Caer mantém 43 EEEs e uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), para atender 921.861 metros de rede de coleta da capital.

Em 2023, a empresa adquiriu 58 novos conjuntos de motobombas e 58 kits de reparo para serem utilizados nas elevatórias em Boa Vista, de modo a reforçar o sistema que trata 4.890 m³ de resíduos por hora, ou seja, 117.360 m³ de resíduos diários, e atingiu em 2024 o índice de 94,6% de cobertura, portanto, universalizando o tratamento de esgoto.

A Caer mantém ainda a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta para limpeza preventiva diária, em 28 PVs (poços de visita) de forma mecanizada, e 14 PVs realizadas manualmente, totalizando a limpeza mensal de 1.021 PVs, dos 90 mil existentes na rede local.

A companhia também possui um contrato com empresa terceirizada para manutenção e limpeza diária das 43 Estações Elevatórias de Esgoto e Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa de Estabilização, além de manter uma equipe de plantão para situações emergenciais.

Os clientes podem entrar em contato com a companhia pelo WhatsApp (95) 98406-3918, que funciona 24 horas, exceto pelo atendimento com atendente, que é das 7h às 18h durante a semana e das 8h às 18h aos finais de semana e feriados.