A partir desta terça-feira, 1º de agosto, o Governo de Roraima inicia oficialmente o Programa Bombeiro na Escola, uma iniciativa do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
O programa busca orientar a busca de prevenção de desastres dentro do ambiente escolar. No mês de junho, o Colégio Estadual Militarizado Pedro Elias de Albuquerque recebeu a equipe. A partir desta terça serão atendidas duas escolas estaduais por semana em um único dia de treinamento.
Os trabalhos iniciaram na Escola Estadual Ana Libória, no bairro Mecejana. O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, avalia o programa como essencial. “Precisamos levar em consideração o que vem acontecendo no mundo contemporâneo, como questões de incêndios, invasão em escolas, e o nosso intuito é preparar o nosso alunado, toda a equipe pedagógica e de apoio para uma eventualidade”, disse.
PROGRAMA
Baseando-se na legislação específica do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, o Programa Bombeiro na Escola enseja o estreitamento da relação entre a corporação, as escolas e a comunidade, subsidiado através de seus profissionais e sua estrutura física, além de incutir conhecimentos de prevenção e redução de sinistros que alteram a visão referente a prevenção de acidentes e preservação da vida, passando a ser um agente modificador no âmbito de toda a sociedade.
A implantação do Programa visa desenvolver, a partir desta percepção de riscos, de forma individual e ao mesmo tempo, coletiva entre alunos, professores e demais colaboradores, a forma correta de como se comportar diante da ocorrência de incêndios e demais acidentes que ocasionalmente ocorrem no ambiente escolar.
Para o estudante Murilo Silva, estudante do Ensino Médio, as instruções do Corpo de Bombeiros virão em um bom momento porque ele pensa em ser enfermeiro e primeiros socorros é uma das principais funções nesta profissão.
“Nunca tive a oportunidade de participar de um treinamento tão completo. Saber como salvar uma vida, buscar um local adequado em caso de algum desastre vai me ajudar muito. Quem sabe eu não sinta vontade de ser um bombeiro também?”, disse Murilo.
Escolas são consideradas edificações de baixo risco, no entanto…
Prédios escolares são geralmente considerados edificações de baixo risco pela natureza de sua atividade. Entretanto, apresentam riscos e perigos nem sempre identificáveis, principalmente para o público mais vulnerável.
A redução desse perigo está intimamente relacionada à cultura de segurança. A reflexão e conscientização dos riscos existentes promovem ações continuadas de informação dentro do ambiente.
“Durante o treinamento na escola Ana Libória dividimos os alunos em 15 turmas e dentre elas uma somente com servidores com treinamento de primeiros socorros, como prevenir um incêndio, como utilizar um extintor corretamente. No final será feito o treinamento de evacuação de área em caso de um incêndio de grandes proporções”, explicou o diretor de ensino do Corpo de Bombeiros, Major Francisco Assis dos Santos.