ANO POSITIVO | Polícia Civil celebra ações positivas em 2022 e anuncia investimento em R$ 30 milhões no órgão

Com recorde de apreensão de drogas e números positivos de ações realizadas ao longo de 2022, a Polícia Civil de Roraima celebra os resultados e destaca os investimentos que devem ser implementados ainda neste ano pelo Governo do Estado. Dentre as melhorias voltadas à corporação, o Governo de Roraima investiu mais de R$ 30 milhões em obras como as três novas delegacias de polícia, o novo IML (Instituto de Medicina Legal) e a aquisição de viaturas, armamentos e capacitações. Segundo o delegado-geral Eduardo Wayner, várias ações administrativas positivas foram efetivadas para a Polícia Civil de Roraima ao longo de 2022 pela gestão do governador Antonio Denarium. Algumas delas foram a inauguração da nova Delegacia de Pacaraima, o início das obras do Núcleo Regional de Perícia Forense (Regional Sul), em Rorainópolis e o início das obras do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente, que vai atender tanto a crianças e adolescentes vítimas como eventuais infratores. Ele destacou também a retomada das obras do 2º Distrito Policial, no bairro Buritis, que estavam paradas desde 2013, e o lançamento da licitação para construção do novo prédio do IML em Boa Vista, além das licitações para as construções das novas delegacias do Cantá e de Rorainópolis. “A construção do novo IML é um sonho antigo que foi atendido pela atual gestão. É um prédio que foi construído em 1984, e em 38 anos passou por várias reformas. Mas o Estado cresceu, a demanda aumentou e o prédio não comporta mais. O novo IML vai trazer mais condições de trabalho para os servidores e um melhor acolhimento ao cidadão que precisa dos serviços”, detalhou. CONCURSO PÚBLICO Ainda segundo o delegado, após 18 anos da realização do único concurso público da Polícia Civil, o governador Antonio Denarium lançou um novo certame, que neste momento está em fases adiantadas. Wagner fez um balanço de outras conquistas de 2022, como as aquisições de novas viaturas, equipamentos de informática e a implantação de atendimento especializado à mulher vítima de violência de gênero na Central de Flagrantes. Também foi implantado um ambiente adequado ao atendimento de crianças vítimas de violência na Delegacia Regional de Caracaraí e no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente e a realização de cursos presenciais e online para os profissionais de segurança pública. NÚMEROS No quesito policial, Wayner destacou que foram cumpridos 1.033 mandados de prisão nas unidades da Polícia Civil de Roraima, com a integração das forças de segurança pública do Estado. No combate às drogas a PCRR apreendeu 356 quilos de drogas em 2022, 378% a mais que em 2021. Os números indicam ainda uma grande demanda nos institutos de perícias oficiais da Polícia Civil, No IML, por exemplo, foram expedidos 7302 laudos em 2022, sendo 6.707 periciais em pessoas vivas e 595 em mortas. Um aumento de 17,90% em relação a 2021, que expediu 6.193 laudos. No ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida) foram expedidos 10.772 laudos periciais, um aumento de 43,37% a mais que em 2021 que emitiu 7513 laudos periciais. No Instituto de Identificação foram emitidas 64.462 carteiras de identidades em 2022. Destas, 24.868 foram primeira via, 38.879 foram segunda via e 715 carteiras foram reimpressas. Um percentual de aumento de 43,42% em relação ao ano de 2021, que emitiu 44.946 carteiras. “Essas ações são de apenas algumas unidades da Polícia Civil, pois temos um volume muito grande de trabalho e a perspectiva é de que aumente ainda mais neste ano”, frisou Wayner. Em 2023, três novas unidades policiais devem ser inauguradas De acordo com o delegado-geral, há várias ações em andamento e que devem ser concluídas em 2023, e estão englobadas no investimento de R$ 30 milhões. A previsão é de que o Governo de Roraima inaugure as obras do 2º Distrito Policial que foram retomadas, o Núcleo Regional de Perícia Forense (Regional Sul), em Rorainópolis e o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente. “A construção do 2º DP e sua conclusão é uma prioridade do governador Antonio Denarium. É uma obra que começou em 2013 e durante todo este tempo passou por uma série de dificuldades. Por determinação do governador, os trabalhos foram retomados, e a previsão é de que se conclua para inaugurarmos agora em 2023”, afirmou. Ainda segundo Eduardo, em 2023 darão início às obras do novo Instituto de Medicina Legal em Boa Vista, as obras da nova Delegacia do Cantá e as obras da nova Delegacia de Rorainópolis. “São obras grandes e de extrema importância para a Polícia Civil. Também teremos o curso de formação dos novos policiais civis, a substituição integral do armamento de porte da Polícia Civil, a substituição dos coletes balísticos e a renovação e ampliação da frota de veículos, com a disponibilização de veículo blindado”, destacou. A Polícia Civil vai adquirir ainda um veículo adequado ao transporte de PCDs (pessoas com deficiência). “É um veículo de extrema necessidade, pois a Polícia Civil necessita muitas vezes atender a pessoas com deficiência e precisa ter um veículo adequado. É uma preocupação do governador Antonio Denarium que atendamos aos vulneráveis com mais dignidade e, por isso, a importância de nos adequarmos”, destacou. Outra ação prevista para 2023, é a implantação de um datacenter e a melhoria na infraestrutura de comunicação de dados nas unidades da capital e interior do estado, bem como a implantação de câmeras corporais. “Precisamos melhorar o atendimento nas unidades policiais no quesito internet, e esse datacenter é muito importante para que possamos efetivar essa melhoria. Além disso, em 2023 vamos ampliar as ações que visam a capacitação continuada de todos os policiais civis e a ampliação dos ambientes especializados de atendimento às mulheres vítimas de violência para as demais unidades policiais”, finalizou.