A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) está presente nesta sexta-feira, 10, na localidade do Novo Passarão, zona rural de Boa Vista, durante o “Agro em Campo”, ação do Governo de Roraima que reúne várias órgãos estaduais que levam serviços para os produtores rurais do Estado.
Também participam do Agro em Campo a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima).
O órgão estadual de defesa agropecuária cadastrou produtores da região para que possam ser identificados. Com isso, as propriedades entram nas rotas da vigilância ativa para manter o controle sanitário e serem atendidas em situações de emergência. Além disso, foram distribuídos fôlderes educativos sobre pragas e doenças que podem comprometer a produção, com informações técnicas de como identificar e agir prontamente caso ocorram.
A diretora de Defesa e Inspeção Animal da Aderr, Erika Paracat, assegurou, para mulheres e homens do campo, o compromisso de prestar serviços que garantam sanidade animal e vegetal, e dê condições para uma produção saudável, protegida de doenças que tragam prejuízos.
“O Governo traz esse apoio importante para que o produtor tenha uma propriedade próspera, livre de doenças, e aumente o empreendimento a fim de dar condições para que a família tenha uma qualidade de vida boa e como consequência fortaleça a economia do Estado”, disse Erika.
Ela também destacou o trabalho do governador Antonio Denarium, que vem dando condições para que o trabalho possa ser feito com segurança jurídica, suporte técnico, com crédito e maquinário a fim de desenvolver e consolidar a agricultura familiar no Estado.
SERVIÇOS DAS SECRETARIAS
Seadi – Informações e cadastramento no Programa Alimenta Brasil, distribuição de insumos e a garantia de mais apoio com a chegada de caminhões para melhorar o escoamento e garantir a comercialização;
Iteraima – Regularização fundiária (como iniciar) e a garantia da emissão de títulos no Novo Passarão ainda esse ano;
Femarh – Tratou de cadastro ambiental para legalização de terras e doação de mudas;
Iater – Assistência técnica e extensão rural para dar suporte ao produtor com o objetivo de desenvolver a produção e a economia;
Codesaima – Melhorias habitacionais.