AGRICULTURA FAMILIAR E INDÍGENA | Produtores do Cantá, Caracaraí e Bonfim recebem máquinas e equipamentos agrícolas

Em solenidade na vila Félix Pinto, no município do Cantá, nesta segunda-feira, dia 10, o Governo de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) entregou 15 patrulhas mecanizadas (trator, grade aradora, grade niveladora e carroça basculante), além de implementos agrícolas, às associações de produtores rurais dos municípios de Cantá, Caracaraí e Bonfim.

A aquisição dos novos veículos é oriunda de emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues e recursos do Tesouro Estadual.

Foram entregues também 10 casas de farinha manuais e 10 roçadeiras para as comunidades indígenas Canauani, Campinho, Nova Morada, Barro Vermelho, Malacacheta, Jacaminzinho, Tabalascada (Maranata), Tabalascada, Tabalascada (Laje), Tabalascada (Capinarana), localizadas no município do Cantá, adquiridos com a emenda parlamentar do ex-senador Telmário Mota.

A ação contou também com apoio das instituições do Governo integradas ao eixo de desenvolvimento sustentável: Secretaria de Estado do Índio (Sei), Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), SeCidades (Secretaria das Cidades), Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) e Desenvolve Roraima.

O governador Antonio Denarium destacou que o objetivo da ação é valorizar a produção, gerando assim, desenvolvimento e crescimento econômico nos municípios e, consequentemente, no Estado.

“Entregamos diversos equipamentos e implementos. Isso vai somar ao trabalho realizado para fortalecer a produção, tanto na agricultura familiar quanto nas comunidades indígenas. Serão 295 hectares plantados no município do Cantá com o Projeto de Grãos este ano”, destacou.

O produtor José Airton, tuxaua da comunidade indígena Malacacheta, no Cantá, destacou que os equipamentos serão essenciais no fomento da produção no campo. “Sem dúvida, o maquinário veio para fomentar a agricultura indígena, principalmente no apoio à implementação do Projeto de Grãos na comunidade, pois estamos fortalecendo o cultivo de milho”, pontuou.

O presidente do Iater e secretário interino da Sei, Marcelo Pereira, enfatizou que os equipamentos subsidiam as atividades em campo e viabilizam uma melhor produtividade por área.

“Através do suporte, assistência técnica e agora novos implementos, o cultivo nas lavouras dos municípios do Cantá, Bonfim e Caracaraí vai ser ampliado. O Iater faz todo trabalho de acompanhamento em todas as etapas do processo de plantio. O resultado desses investimentos, são centenas de famílias beneficiadas com geração de renda e mais liberdade para produzir”, disse.

Neide Marques Vila Vilena, Bonfim, comemorou: “Estou muito feliz. Só tenho a agradecer ao governador Antonio Denarium. Isso vai ajudar demais as pessoas que necessitavam desses tratores”.