Dando continuidade ao programa de incentivo à agricultura familiar e indígena, o Governo de Roraima entregou, neste sábado, 22, durante o encerramento da 31ª edição do tradicional Festejo do Bonfim, uma patrulha agrícola mecanizada e outros equipamentos para produtores locais.
A patrulha mecanizada foi entregue à Associação dos Agricultores e Pecuaristas da Gleba Tacutu. Além disso, 17 comunidades indígenas, Jacamim, Wapum, Novo Paraíso, Cachoeira do Sapo, Ponto Cinco, Bom Jesus, Marupá, Moscou, Muriru, Alto Arraiá, Manoá, Cumaru, Pium, São Domingos, Jabuti, Água Boa e São José, foram beneficiadas com a entrega de casas de farinha e roçadeiras.
Em seu discurso, o governador Antonio Denarium enfatizou os avanços alcançados pelo setor primário nos últimos anos.
“Hoje, Roraima tem o maior crescimento de área plantada do Brasil, e somente no Bonfim são mais de 400 hectares plantados. Dessa forma, o nosso Estado tem evoluído mais de 50% ao ano, com o nosso rebanho bovino também ganhando destaque, partimos de 870 mil cabeças, em 2018, para 1,2 milhão de bovinos em 2023”, destacou o governador.
Conforme o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Márcio Grangeiro, a Secretaria tem planejado, executado e monitorado diversas políticas públicas conectadas aos setores produtivos, garantindo incentivo ao desenvolvimento.
“A Seadi vem trabalhando pelo progresso de Roraima realizando a promoção e o fomento da agropecuária, comércio e serviços, também da inovação e indústria pela geração de emprego e renda sob o crescimento sustentável, amparando ainda os assuntos internacionais incumbidos nestes setores”, reforçou.
O presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcelo Pereira, ressaltou que os equipamentos, insumos, maquinário e a assistência técnica do Instituto vão contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo no Bonfim.
“As instituições que formam o eixo de desenvolvimento do Estado estão atuando em parceria para desenvolver a agricultura familiar e indígena em Roraima. O município do Bonfim está trabalhando em um dos principais projetos, hoje 418 hectares dentro do Projeto de Grãos, contemplando aproximadamente 500 produtores familiares e indígenas. Com a chegada da patrulha mecanizada o processo de produção vai alavancar”, disse.
O presidente da Associação, Rafael Moreira, ressaltou que as máquinas vão mudar a realidade no campo. “A patrulha é de suma importância para nós, produtores, pois vai transformar o desenvolvimento manual dos agricultores familiares, principalmente na produção do grão”, frisou.
A produtora Maria Loreta estava representando a comunidade indígena Novo Paraíso. Ela contou que as casas de farinha vão beneficiar 106 famílias. “Agradecemos o apoio do Governo. Isso vai nos ajudar bastante, pois uma das nossas produções é a mandioca, então sem dúvida vai melhorar muito”, comentou.
Governador visitou agricultores
Antes de participar da programação do último dia do Festejo, o governador Antonio Denarium visitou produtores rurais na Feira do P.A. Caju, na Vicinal 1, Km 58 da BR 401, onde cumprimentou os agricultores familiares da região e também conversou com a dona Maria Antônia, de 60 anos, que há 17 anos lida com frutas e hortaliças no sítio São Longuinho.
Outra parada especial do governador aconteceu no P.A. Flor do Buriti, no sítio Frutos da Terra, propriedade da dona Antônia Nazaré, onde plantou 850 pés de maracujá e continua ampliando sua produção com apoio do Iater.
Segundo o secretário Márcio Grangeiro, “O Flor do Buriti é o primeiro assentamento fomentado e regulamentado pelo Governo de Roraima, sendo um trabalho conjunto do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização), Seadi e demais órgãos afins, favorecendo o interesse social, proporcionando o acesso à moradia digna e segurança alimentar”, destacou.
Festejo reuniu cerca de 50 mil pessoas neste sábado
Em sua 31ª edição, o tradicional Festejo de Bonfim teve o apoio do Governo de Roraima e concentrou famílias de todos os municípios do Estado, além de populares da Guiana e Venezuela prestigiando a programação deste final de semana com shows, rodeios, corridas de cavalos, provas de laço e três tambores, speedway, experiência gastronômica, comercialização de maquinários, veículos, implementos agrícolas e demais serviços. Somente neste sábado, quase 50 mil pessoas participaram da festa.
Além da Seadi, Iater e Iteraima, participaram da programação representantes da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), Desenvolve RR, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Secidades, (Secretaria Estadual das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios) e Seeai (Secretaria Extraordinária Extraordinário de Atração de Investimentos).