A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do BLH (Banco de Leite Humano) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, promoveu nesta sexta, 4, uma blitz educativa para sensibilizar mães sobre a importância do aleitamento materno.
Realizada em parceria com a Uerr (Universidade Estadual de Roraima), a iniciativa faz parte da programação do Agosto Dourado. Além de enfatizar os inúmeros benefícios da prática para mães e bebês, a ação também busca aumentar o quantitativo de doadores de leite humano.
O coordenador do curso de enfermagem da Uerr, Francisco Barros, destaca a relevância da campanha ao fornecer orientações essenciais para a população.
“A relevância dessa campanha está justamente na necessidade de levar as orientações para a população e, cabe a nós profissionais, fornecermos esse tipo de conhecimento para demonstrar o grau de importância que o aleitamento materno traz não só para o bebê, mas também para a mãe”, ressaltou.
SEJA DOADORA
Uma das importantes iniciativas do Banco de Leite Humano é a promoção da doação de leite materno.
A coordenadora do BLH, Sílvia Furlin, enfatiza que o processo de cadastramento das voluntárias ocorre de forma simples e segura, e que algumas ações contam com o apoio do CMB-RR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), através do projeto Bombeiros Amigos do Peito.
“A mãe que tiver esse interesse pode estar vindo até a unidade para preencher o cadastro, e aí ela entra para o nosso quadro de doadoras. Ela não precisa sair da sua casa, o Corpo de Bombeiros vai até a residência dessa mulher, levando frascos de vidro, coletar esse leite humano e trazer em segurança para a unidade”, explicou.
O material coletado passa por um processo de pasteurização antes de ser destinado para o atendimento dos recém-nascidos internados na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) da Maternidade.
O BLH fica dentro da sede provisória do HMI, que fica situado na avenida Brasil, ao lado da Superintendência Regional da PF (Polícia Federal), no bairro Treze de Setembro.
Outras informações podem ser obtidas no telefone (95) 98414-0772.
REFERÊNCIA
Para promover o Agosto Dourado, o Banco de Leite Humano e o Centro de Referência têm unido esforços em diversas ações ao longo do mês.
Entre as atividades está a explicação dos benefícios do leite materno para o recém-nascido, como fazer com que o bebê tenha a pega correta, e os mitos e verdades sobre a amamentação.
No dia 26, O BLH promoverá um piquenique que reunirá mães doadoras, mães de bebês prematuros e a rede de apoio dessas mulheres, bem como todas as mães que estejam em fase de amamentação.
Essas ações visam disseminar informações sobre o aleitamento materno e enfatizar o papel fundamental que ele desempenha na saúde e no bem-estar das mães e seus filhos.
Vale lembrar ainda que a programação do Agosto Dourado na Maternidade segue até o fim do mês, com atividades que contarão com apoio do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) da Assembleia Legislativa de Roraima, Uerr, UFRR (Universidade Federal de Roraima) e CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin).