Rádio Roraima

SANITARISTA MIRIM

Aderr lança edital para selecionar 80 estudantes na edição 2026

A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) abriu nesta segunda-feira, 17, o processo seletivo do Projeto Sanitarista Mirim 2026, que vai escolher 80 estudantes para atuarem como jovens multiplicadores de educação sanitária em seis municípios do estado.

Compartilhe:

Foto: Ascom/Aderr

A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) abriu nesta segunda-feira, 17, o processo seletivo do Projeto Sanitarista Mirim 2026, que vai escolher 80 estudantes para atuarem como jovens multiplicadores de educação sanitária em seis municípios do estado.

O edital, publicado em 10 de novembro, detalha todas as regras para participação no concurso de redação que definirá os selecionados. O projeto terá duração de um ano, entre 2 de fevereiro de 2026 e 2 de fevereiro de 2027.

O governador Antonio Denarium avalia que o Projeto Sanitarista Mirim tem papel estratégico na formação dos estudantes e no fortalecimento do setor produtivo. Para ele, a iniciativa aproxima os jovens da realidade do campo e ajuda a consolidar os avanços da pecuária em Roraima.

“O Sanitarista Mirim forma jovens com consciência sanitária e traz mais segurança agropecuária em Roraima. Temos mais de 1 milhão de cabeças de gado. No primeiro semestre de 2025, abatemos 105 mil bovinos. Além disso, conquistamos o status de livre de febre aftosa sem vacinação, o que reforça a credibilidade da nossa pecuária e abre novas portas para exportação”, considera o governador.

O projeto contempla seis localidades, com vagas distribuídas da seguinte forma:

  • Boa Vista (30 vagas);
  • Alto Alegre (10 vagas);
  • Cantá – Comunidade Malacacheta (10 vagas);
  • Caracaraí (10 vagas);
    • Caroebe (10 vagas);
    • Rorainópolis (10 vagas).

    Podem participar estudantes de 12 a 16 anos regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio e residentes nos municípios atendidos. Estão impedidos de concorrer alunos com parentesco até terceiro grau com servidores da Aderr e egressos das edições anteriores.

    Inscrições

    As inscrições online poderão ser realizadas até 28 de novembro, pelo formulário disponível no site da Aderr. Após a homologação, os candidatos deverão entregar uma redação manuscrita com o tema “A Defesa Agropecuária no Estado de Roraima”, contendo entre 20 e 30 linhas e seguindo o modelo do edital. A entrega será presencial, em envelope lacrado, entre 4 e 12 de dezembro, nas sedes municipais da Aderr.

    A avaliação seguirá os critérios de adequação ao tema (0,3 pontos), ortografia (2 pontos), objetividade (2 pontos) e originalidade e criatividade (3 pontos). Serão classificados apenas os candidatos com nota mínima de 7, respeitando o limite de vagas por município.

    O resultado preliminar será divulgado em 12 de janeiro de 2026, com prazo para recursos até 14 de janeiro. O resultado final e a homologação saem em 21 de janeiro de 2026.

    Formação, atividades e benefícios

    Os alunos selecionados participarão das atividades no turno da manhã, no contraturno escolar. A formação contempla disciplinas como Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Classificação de Grãos, Saúde Única e módulos de fiscalização.

    Também estão previstas ações externas em escolas, praças, instituições públicas e shoppings, com foco em educação sanitária. Cada estudante receberá um kit com calça tactel verde, blusa branca, colete verde, boné branco, mochila preta e squeeze branca.

    Ao final, quem obtiver pelo menos 75% de frequência receberá certificado e um tablet como forma de reconhecimento.

    O transporte dos estudantes será de responsabilidade dos pais ou responsáveis. O edital esclarece que não haverá concessão de bolsas ou qualquer benefício financeiro. Todas as aulas serão ministradas por servidores da Aderr das áreas animal e vegetal.

    A Comissão Julgadora acompanhará todas as etapas, validará o conteúdo, corrigirá as redações e analisará os recursos. Suas decisões serão soberanas no âmbito administrativo.

    O Projeto Sanitarista Mirim é desenvolvido pelo Governo de Roraima, por meio da Aderr, com apoio da deputada Ângela Águida Portella, responsável pela destinação de recursos para custeio da execução. O edital completo está disponível no portal oficial da Aderr.