Rádio Roraima

SALVANDO VIDAS

A união de instituições no Dia Mundial do Doador de Sangue

Nesta sexta-feira, 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para comemorar a data, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) contou com a presença de mais de 100 doadores voluntários

Compartilhe:

Foto: Ascom/Sesau

Nesta sexta-feira, 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para comemorar a data, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) contou com a presença de mais de 100 doadores voluntários.

A celebração reuniu servidores do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima), do Governo de Roraima, além de membros do Grupo de Ciclismo Healthy Forever Team, integrantes do Grupo de Corridas Runners Team, e funcionários do Laboratório Sabin e da empresa Dental Alencar.

“Cada vez que você toma a decisão de se tornar um doador de sangue, você salva quatro vidas pelo menos. E quando você se torna um doador regular, você está anualmente salvando pelo menos 12 vidas”, afirmou a enfermeira do Hemoraima, Liliana Bezerra.

Dados do Hemoraima apontam que 6.658 novos cadastros de doadores de sangue foram realizados até maio deste ano, e que atualmente a unidade conta com aproximadamente 80.700 doadores.

“Nós somos o único distribuidor do Estado, isso faz com que tenhamos uma tranquilidade quando temos os estoques atualizados e suficientes para distribuir com tranquilidade para todas as unidades. Nós distribuímos hoje para o Estado inteiro: capital, interior, em hospitais públicos e privados”, enfatizou a enfermeira.

O responsável pelo Healthy Forever Team, Leidson Braga, grupo empenhado em ações sociais há seis anos, mobilizou mais de 40 pessoas para doar sangue hoje. “Eu, como funcionário do HGR, vejo todo dia muitos pacientes precisando de sangue e correndo atrás de doadores. Hoje, só pela manhã, já doamos 45 bolsas”, destacou o doador.

O Iper é outro parceiro que realiza campanhas em parceria com o Hemoraima, mobilizando servidores e colaboradores a serem doadores também. A campanha existe há três anos e a cada ano aumenta o número de participantes. Para a presidente do Iper, Cinara Machado, o intuito é envolver o maior número possível de doadores e criar a cultura de responsabilidade social no Instituto.

“A cada ano observamos o envolvimento de mais doadores, muitos estão doando pela primeira vez e também incentivamos os nossos aposentados e pensionistas a serem mensageiros da campanha incentivando os amigos e familiares a participarem da campanha”, afirmou a presidente.

De acordo com o estagiário José Matheus Rodrigues de Souza, de 20 anos, a campanha o despertou para fazer a primeira doação de sangue. “Eu entendi que um simples ato pode salvar vidas e não custa nada salvar pessoas. Comparecer para doar sangue não é perder tempo, mas disponibilizar meu tempo para salvar vidas, e agora estou doando pela primeira vez,” disse José Matheus.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

– 15/06 – Campanha de doação com parceiros

  Horário: 7h às 11h

– 18/06 – Palestra Junho Vermelho

  Local: Município de Cantá

– 21/06 – Palestra Sensibilização Defensoria Pública

  Horário: 9h

– 22/06 – Campanha de doação com CAER (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima)

  Horário: 7h às 11h

– 28/06 – Campanha de doação com UERR (Universidade Estadual de Roraima)

  Horário: 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h

– 29/06 – Campanha de doação com Ministério Público e Acadêmicos de Medicina da UFRR (Universidade Federal de Roraima)

  Horário: 7h às 11h