A Rota do Agro é sucesso na Expoferr Show

Dentre as novidades que movimentarão a Expoferr Show 2023, a Rota do Agro está entre os principais destaques da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima desempenhando um papel fundamental na promoção do setor agropecuário, na economia, na sociedade e no desenvolvimento sustentável.

Com área cativa no evento, a Rota do Agro concentra uma série de exposições, estandes e atividades relacionadas à agricultura e à pecuária. “Esse espaço foi criado especialmente para atender os atuais e futuros produtores do Estado considerando o passo a passo do desenvolvimento de negócios, garantindo orientações técnicas, emissão de licenças, soluções em investimentos e muito mais”, explicou a coordenadora geral da Expoferr Show, Angelita Vogel.

E celebrando as conquistas do setor agropecuário roraimense, a Rota do Agro fornece, sobretudo, uma plataforma vital para a troca de conhecimentos, inovação e conscientização sobre a importância contínua da agricultura e pecuária para a sociedade.

“Na Expoferr Show, a Rota do Agro apresenta as instituições que integram o Eixo de Desenvolvimento Sustentável – Roraima 2030, onde produtores, estudantes e toda a sociedade interagem junto aos órgãos responsáveis por cada etapa dos processos de produção agrícola e econômica regional. Ou seja, na Rota do Agro, os visitantes são atendidos e informados, visualizando os caminhos que segmentam as políticas públicas de regularização territorial, licenciamento ambiental, oportunidades de financiamento, assistência técnica rural, proteção sanitária, segurança alimentar, leis de incentivos fiscais e fomento à pesquisa”, acrescentou Angelita.

Este ano, a Rota do Agro também contará com um Show Room de produtos diversos, sendo o resultado de projetos importantes desempenhados pelo Governo de Roraima ”, reforçou técnica da Seadi, Carla Ximenes.

Para o secretário Márcio Grangeiro, a Rota do Agro também sensibiliza a conservação dos recursos naturais. “Nesta vitrine especial, abordamos ainda a importância da sustentabilidade, destacando práticas agrícolas e pecuárias que minimizam o impacto ambiental, incentivando a adoção de métodos mais responsáveis”, complementou.

ENTENDA A ROTA DO AGRO

Educação do Público: A Rota do Agro é uma oportunidade educacional para o público em geral. Permite que as pessoas aprendam mais sobre a origem dos alimentos, os desafios enfrentados pelos produtores e a importância da agricultura sustentável. Isso ajuda a construir uma maior apreciação pela produção de alimentos e os esforços dos agricultores.

Divulgação do Setor Agropecuário: A Rota do Agro fornece uma plataforma para divulgar as realizações, inovações e avanços tecnológicos no setor agropecuário. Isso ajuda a conscientizar tanto o público em geral quanto os profissionais do setor sobre a importância e as contribuições da agricultura e pecuária para a sociedade.

Inovação Tecnológica: A exposição de tecnologias agrícolas e pecuárias de ponta na Rota do Agro demonstra como a inovação tecnológica está transformando o setor. Isso pode incluir desde maquinário agrícola avançado até sistemas de monitoramento de gado e soluções de gestão de cultivos baseadas em dados.

Valorização do Produtor Rural: A Rota do Agro reconhece e valoriza o trabalho dos produtores rurais, que desempenham um papel crucial na garantia da segurança alimentar e no fornecimento de matérias-primas para diversas indústrias. Isso ajuda a elevar a autoestima dos agricultores e pecuaristas, incentivando-os a continuar aprimorando suas práticas e contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Negócios e Comércio: A Rota do Agro também tem um aspecto comercial, com empresas apresentando seus produtos e serviços relacionados à agricultura e à pecuária. Isso pode incluir desde insumos agrícolas até produtos alimentícios processados. Essa exposição pode levar a oportunidades de negócios, parcerias e vendas para empresas do setor.

O EVENTO

A 42ª Expoferr Show será realizada nos dias 14 a 18 de novembro, no Parque de Exposições Dandaezinho, localizado no bairro Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista. A meta para 2023 é superar os R$ 355 milhões de negócios movimentados no ano passado e chegar a R$ 500 milhões em volume de negócios nesta edição.

Ao todo, mais de 93 mil m² de infraestrutura serão montados no Dandaezinho, possibilitando a geração de negócios, empregos diretos e indiretos, além da presença média de 70 mil visitantes por dia.

O evento contará com três shows nacionais, além da participação de artistas locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento, entre outros.