TEMPO REAL

Videomonitoramento e inteligência artificial contribuíram para segurança dos visitantes no São João

Para reforçar a segurança e proteção do público que visitou as noites de festejo do São João no Parque Anauá deste ano, o Governo do Estado implementou um sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial especialmente dedicado ao maior arraial de Roraima, realizado todos os anos no Parque Anauá, auxiliando assim as ações integradas das forças de segurança estaduais.

Foto: Neto Figueredo

A Sesp (Secretaria da Segurança Pública) instalou câmeras na área interna e no entorno para reforçar o monitoramento em tempo real. O controle e captação de dados foi realizado em parceria entre profissionais das Polícias Civil, Militar, Penal, Corpo de Bombeiros e Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) durante todos os dias de arraial no parque.

O painel de comando foi instalado no novo CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) da Sesp e permitiu um controle amplo do fluxo de pessoas e veículos durante a realização do evento julino.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Ellan Wagner, a finalidade do sistema foi fornecer uma visão mais abrangente da área, permitindo que as equipes em serviço realizassem a verificação de pontos-chave e com grandes aglomerações em tempo real.

“Ao primeiro sinal de confusão ou ação suspeita, as equipes que estavam na Central [CICC], acionavam o policiamento que permanecia em serviço no local do evento, possibilitando uma resposta rápida e precisa. Isso garantiu a segurança dos visitantes, comerciantes, quadrilheiros e artistas no São João em tempo real”, explicou o secretário.

Ellan explicou ainda que a ferramenta permite o monitoramento do fluxo de pessoas e a contagem do público de forma mais fidedigna. Ele frisou que, a partir da implantação da nova tecnologia, as festas realizadas no Estado serão mais seguras para que o público em geral possa aproveitar os eventos com mais tranquilidade.

Cúpula da segurança pública visitou centro câmeras de reconhecimento facial durante o Arraial da Família

A cúpula da segurança pública estadual conferiu a operação do monitoramento em tempo real durante a festa do São João no Parque Anauá em visita ao CICC da Sesp.

Na conferência, Ellan Wagner abriu espaço para conversação e inclusão das secretarias estaduais no sistema. Ele explicou que a nova tecnologia integrada de videomonitoramento e inteligência artificial está em fase de testes, e que em breve o Governo do Estado estenderá o sistema para mais localidades do Estado.

“Inicialmente serão instaladas 127 câmeras com reconhecimento facial em Roraima. A maioria será em Boa Vista e em pontos estratégicos de algumas rodovias, vicinais, sedes e vilas de alguns municípios em locais próximos a agências bancárias, lotéricas e áreas de comércio. O monitoramento em tempo real também permite um melhor controle e segurança de prédios públicos e a gente pode avaliar o fluxo de pessoas e de veículos”, disse.

Os dados coletados em todas as câmeras são captados e cruzados com bancos de dados da das forças de segurança, inclusive federais, Justiça e posteriormente armazenados em nuvem e inseridos no sistema do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O trabalho no CICC é realizado em parceria entre as forças de segurança do estado. No local se revezam policiais civis, militares, penais, bombeiros militares e servidores do Departamento de Trânsito de Roraima.

Estiveram presentes na reunião a subcomandante coronel Valdeane Oliveira e a comandante do Comando de Policiamento da Capital da PMRR, tenente coronel Cyntya Loureto, o secretário da Sejuc (Justiça e Cidadania), Hércules Pereira, o comandante do CBMRR, coronel Anderson Matos, a delegada-geral Darlinda Moura e o diretor-presidente interino do Detran-RR, Gueres Mesquita.

Também participou o secretário da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Marcio Granjeiro, o diretor-presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Marcelo Parisi, e outros servidores.

A subcomandante da Polícia Militar, coronel Valdeane Alves, reforçou a necessidade de utilizar tecnologia avançada no policiamento ostensivo. “É uma ferramenta muito importante na detecção de suspeitos e indivíduos com mandado de prisão. Vai facilitar bastante a ação de toda a estrutura da Segurança Pública. Quanto mais informação, melhor”, ressaltou.