APRENDIZADO

Maternidade finaliza processo de seleção de profissionais voluntários de saúde

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth está situado provisoriamente na avenida Brasil, bairro Treze de Setembro, ao lado da Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima.

Foto: Ascom/Sesau

A direção do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, principal referência do Estado no atendimento de gestantes, finalizou na manhã desta terça-feira, 6, o processo de admissão dos profissionais para prestação de serviço voluntário.

Ao todo, 100 voluntários começam a atuar nesta quarta-feira, 7. O quantitativo foi distribuído entre os setores de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Laboratório e Enfermagem.

“Nós obtivemos 100 pessoas interessadas em realizar esse trabalho aqui dentro [da Maternidade], com o objetivo de ganhar experiência e contribuir com a sua mão de obra na unidade”, reforçou a diretora de Ensino, Pesquisa e Divulgação do HMI, Raissa Sampaio.

Ela revelou ainda que ao longo do processo de seleção, foram realizadas análise de currículos, entrevistas e orientações a respeito da biossegurança dos pacientes.

“Esses voluntários irão somar forças com as nossas equipes para o atendimento das nossas pacientes. Eles estarão identificados com o crachá, possuem registros nos seus conselhos profissionais e estão aptos a desenvolver essas atividades aqui dentro, sob a supervisão dos nossos coordenadores de setores”, explicou Raissa.

O PROCESSO

Aberto no início de janeiro deste ano, o processo de profissionais para prestação de serviço voluntário de saúde do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth é regido pela Lei Federal Nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.

A duração da experiência dentro da Maternidade será de três meses, e apesar de não criar vínculo empregatício, os voluntários receberão um certificado ao final do período, atestando a dedicação e contribuição para a instituição.

A enfermeira Thalia Pereira, de 26 anos, soube do voluntariado por meio das redes sociais da Sesau (Secretaria de Saúde) e contou com sua motivação para fazer parte do processo.

“Como eu me formei há pouco tempo, ainda não trabalho na área, então é uma vivência, experiência única. [Minha expectativa é] saber como é um fluxograma dentro da unidade hospitalar, como é o primeiro atendimento com o público, e sempre visando o melhor, como enfermeira, para atender o paciente”, detalhou.

ANÁLISES EM ANDAMENTO

O Departamento de Ensino, Pesquisa e Divulgação do HMI informou que ainda há vagas em aberto para as áreas de administração e farmácia.

Para se candidatar ao processo de voluntariado, os interessados devem apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de Residência, Carteira de Vacinação), e ainda o Seguro de Vida contra Acidentes Pessoais, Currículo e o Registro em Conselho Profissional Correspondente.

Para informações adicionais, o contato pode ser feito pelo e-mail dephminsnrr@gmail.com.