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EMERGÊNCIA MÉDICA | Central de Regulação recebeu mais de 10 mil acionamentos em 2022

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Divulgação/Fonte
EMERGÊNCIA MÉDICA | Central de Regulação recebeu mais de 10 mil acionamentos em 2022
A Cermu (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência), unidade vinculada à Sesau (Secretaria de Saúde) responsável por regular o socorro pré-hospitalar de urgência, divulgou dados apontam que 2022 contabilizou 10.838 acionamentos para o atendimento de ocorrências envolvendo todos os tipos de acidentes. O órgão faz a intermediação de todos os atendimentos clínicos, traumáticos e transferências inter-hospitalares de pacientes em todos os 15 municípios de Roraima. “Nós absorvemos as solicitações da população do serviço de urgência, e então direcionamos para o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] dos 15 municípios”, afirmou o gerente da Cermu, Raimundo Soter. Segundo o levantamento, somente no primeiro semestre do ano passado foram contabilizados 9.774 acionamentos. As ocorrências são diversificadas e vão desde acidentes automobilísticos a colisões envolvendo animais. Atualmente a equipe é composta por 18 médicos reguladores, seis rádio operadores, 22 técnicos auxiliares de regulação médica, quatro assistentes administrativos e um gerente de Regulação. Além do atendimento móvel realizado por meio dos postos descentralizados do SAMU, a equipe da Cermu também presta orientações à distância aos pacientes. “O trabalho da regulação não consiste apenas em enviar ou não uma ambulância, destinar a melhor maneira de ele ser conduzido, até mesmo por meios próprios, é um ato que cabe ao médico regulador. Além de cuidados básicos relacionados por exemplo a alguns acidentes domésticos também são feitos via central de regulação”, reforçou a coordenadora médica da Cermu, Leidiane Nobles. Ela lembra ainda que ao solicitar o serviço do 192, é preciso estar atento para repassar os dados necessários que visem agilizar o atendimento da equipe móvel, como endereço completo e pontos de referência. Em acidentes em vias públicas e rodovias, também deve ser feito um isolamento e sinalização do local para evitar novas ocorrências. Além disso, uma vez em contato com o atendimento de urgência, é importante que o acidentado não saia do local, pois pode acarretar em um cancelamento da ocorrência. NOVA ESTRUTURA A Central foi implantada no Estado em 2012, onde funcionou até julho de 2022 em espaços alugados ou cedidos, sendo sua última estadia no Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), onde não havia espaço suficiente para acomodação dos servidores. Com a mudança das instalações para o complexo da Sesau (Secretaria de Saúde) no bairro Aeroporto, a equipe acabou sendo contemplada com um espaço com maior comodidade, com uma sala de regulação, uma sala de gerência, uma sala para estatística, duas para equipamentos, espaços de conforto masculino e feminino, além de copa e banheiros sociais. Houve ainda a disponibilização de equipamentos novos e modernos, tais como computadores, mobiliário e eletrodoméstico. Os profissionais contam também com estacionamento privativo para guardar seus veículos. “No segundo semestre de 2022, nós iniciamos o processo de informatização, o dinamismo disso é gigante, nós conseguimos atender mais pessoas, realizar uma estatística com o real número de ocorrências e ter uma minúcia das informações das ocorrências”, completou Soter.