NA FRONTEIRA

Sesau participa da solenidade de início das obras do novo Hospital Regional de Lethem

Técnicos da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), órgão vinculado à Sesau (Secretaria de Saúde), participaram nesse domingo, 20, do lançamento da pedra fundamental do novo Hospital Regional de Lethem, cidade guianense que faz fronteira com Bonfim, em Roraima.

Foto: Ascom/Sesau

Realizada no complexo hospitalar de Lethem, a solenidade foi conduzida pelo presidente do país, Mohamed Irfaan Ali. A unidade terá infraestrutura que fortalecerá a capacidade de assistência em saúde da população residente da chamada Regional 9, região onde a Lethem está localizada.

“Dentro desse atendimento de assistência, a unidade terá setores de urgência e emergência, maternidade, centros cirúrgicos, UTI’s, entre outros serviços de diagnóstico para as diversas doenças”, explicou a gerente do NCFAD (Gerente do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue), Rosângela Santos.

A comitiva de Roraima contou com as presenças do diretor do DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica), José Vieira Filho; do gerente do Nievs (Núcleo de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde), Carlos Cley Alves; da gerente do NCIST (Núcleo de Controle das IST/HIV/AIDS), Jacqueline Voltolini; da médica infectologista da CGVS, Maria Soledade Benedetti; e do técnico do NCFAD, Joel Lima.

Para a gerente do NCFAD, além de reduzir os problemas de logística da cidade, uma vez que muitos pacientes precisavam ser enviados para Georgetown ou Boa Vista em razão da falta de estrutura, a ampliação do hospital em Lethem pode absorver as demandas oriundas da cidade de Bonfim, inclusive.

“Nós da Vigilância em Saúde vemos isso como um avanço muito importante, pois é um hospital de fronteira e que poderá também ser uma via de mão dupla. Assim como nós atendemos os pacientes que vem da cidade de Lethem, essa unidade poderá também receber os pacientes de Bonfim”, pontuou.