AMAJARI

Governo de Roraima garante meta do Plano Turismo 2030 com formação de guias locais

A formatura de 29 guias de turismo, moradores da Serra do Tepequém, um dos principais destinos turísticos de Roraima, localizado no Município do Amajari, pelo IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), garante a meta definida no Plano de Desenvolvimento do Turismo 2030, alinhado pelo Governo de Roraima.

Foto: Divulgação/IFRR

O Plano Turismo 2030 define as prioridades para os recursos de incentivo ao turismo sustentável, com uma orientação detalhada das ações que devem ser tomadas visando o desenvolvimento do setor e de toda cadeia produtiva aliada ao seu escopo.

O Programa de Desenvolvimento do Turismo Regional está destacado no Turismo 2030 e determina ações para integrar os municípios das três regiões turísticas estratégicas para a política pública nacional de turismo, pois é nas comunidades de base, nos municípios, onde a prática do turismo acontece, fortalecendo toda região e, por sua vez, o sistema turístico estadual como um todo.

Uma dessas políticas públicas definida no plano trata da qualificação dos profissionais que trabalham na área. O documento previa para 2030 um total de 75 profissionais guias de turismo formados para fortalecer a base da atividade econômica trazendo resultados concretos para o desenvolvimento do turismo de Roraima, e com a formatura promovida pelo IFRR, o Estado bateu essa meta com seis anos de antecedência.

O diretor do Detur (Departamento Estadual de Turismo de Roraima) da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) exaltou a formatura de uma nova turma de guias, fruto de parceria da prefeitura de Amajari com o IFRR, o que demonstra o crescimento do setor na região.

Para ele, os formandos do curso, que eram condutores locais atingem um novo patamar de formação e de excelência no atendimento aos turistas, o que vai promover mais produtos, mais serviços de alta qualidade.

“Isso vem de encontro ao que determina o Plano Estado de Turismo, que vislumbra a promoção do desenvolvimento sustentável a partir da capacitação profissional para melhorar o atendimento a quem visita Roraima. O turismo está crescendo cada vez não somente em termos de quantidade, mas também de qualidade”, destacou.