UNIÃO DE AÇÕES

Sesau prepara profissionais para controle de arboviroses nos municípios

A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, deu início nesta semana à programação de treinamentos para profissionais dos 15 municípios do Estado, sobre o uso de equipamentos para o controle de arboviroses.

Foto: Ascom/Sesau

A atividade é uma continuidade das discussões realizadas na 6ª Reunião Ordinária da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que ocorreu no dia 7 de agosto na sede da CGVS.

“Ontem [dia 26], iniciamos o treinamento com os profissionais do Estado, abordando as UBV’s pesadas [Pulverização em Ultra Baixo Volume], incluindo o processo de calibração e atualização. Hoje [dia 27], o foco é nos técnicos de 10 municípios, com treinamento sobre o uso de bombas costais. Amanhã [28], será a vez dos municípios do Sul do Estado”, explicou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.

Além de adquirir 60 equipamentos de Aspersão de Inseticidas (bombas costais) para ações de controle vetorial na fase adulta, a Sesau também investiu na compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e Nebulizadores Ultra Baixo Volume, equipamentos acoplados a veículos para controle de surtos e epidemias.

AUMENTO DOS CASOS

A preocupação do Estado com o aumento de casos de arboviroses é constante, principalmente em relação à dengue, que já registra 3.756 notificações e 602 casos prováveis.

“Distribuímos os equipamentos aos 15 municípios do Estado. Hoje, 10 municípios participam do treinamento, recebendo orientações de manejo, uso adequado de EPIs e atualizações necessárias para melhor capacitação desses profissionais”, pontuou Valdirene