PLENO EMPREGO

Roraima tem a terceira menor taxa de desocupação da Região Norte

A taxa de desocupação em Roraima foi a terceira menor entre todos os estados da Região Norte do Brasil no segundo trimestre de 2024, conforme análise da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), feita com base nos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Foto: Arquivo/Secom-RR

A taxa de desocupação registrada no segundo trimestre de 2024 foi de 7,1% – superior apenas aos índices registrados em Rondônia (3,3%) e Tocantins (4,3%). Ainda conforme o levantamento, a taxa está dentro da média nacional de desocupação.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2024, a taxa de desemprego caiu 0,5 ponto percentual. Para o governador Antonio Denarium, a queda no número de desocupados certifica a tendência positiva do estado nos últimos anos, em relação ao mercado de trabalho.

“Quando o poder público estimula o setor privado e cria condições para oferecer segurança jurídica, associados a um ambiente de negócios favorável, não há como dar errado. Estabelecemos uma gestão com foco na eficiência, o que tem atraído investimentos para Roraima. Além disso, as inúmeras obras que o governo tem feito aquece diversos setores da nossa economia e gera cada vez mais oportunidades”, afirmou.

image.png

Já o número de pessoas ocupadas teve o melhor resultado já registrado em Roraima para um segundo trimestre. O Estado de Roraima apresentou 273 mil pessoas em atividade, conforme o secretário da Seplan, Rafael Fraia.

“Mesmo com o ligeiro aumento no desemprego no segundo trimestre em comparação com os mesmos períodos de 2022 e 2023, a taxa se mantém abaixo dos valores registrados entre 2015 e 2020, como é possível observar no gráfico”, explicou.

Ainda conforme o secretário, os bons resultados refletem um compromisso com o progresso e o bem-estar da população roraimense. “Com o apoio contínuo do Governo do Estado a investimentos estratégicos, estamos construindo um futuro ainda mais promissor para Roraima”, frisou.

image.png

Conforme a coordenadora da CGEES (Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Sociais), Jádila Andressa, além de apresentar redução na taxa de desemprego, Roraima vem registrando aumentos nos ganhos médios reais de todos os trabalhos em comparação ao segundo trimestre do ano anterior.

“No segundo trimestre de 2023, o estado apresentava um rendimento médio mensal de R$ 2.690. No segundo trimestre deste ano, o valor subiu para R$ 2.728. Quando comparado com os outros estados da Região Norte, Roraima possui o quarto maior rendimento real médio no período”, pontuou.