Rádio Roraima

CONHECIMENTO

Sesau oferta treinamento sobre diagnóstico preciso da tuberculose

Profissionais que atuam no atendimento em saúde de unidades especializadas foram contemplados com um treinamento sobre diagnóstico preciso da tuberculose. A iniciativa é da Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde

Compartilhe:

Foto: Ascom/Sesau

Profissionais que atuam no atendimento em saúde de unidades especializadas foram contemplados com um treinamento sobre diagnóstico preciso da tuberculose. A iniciativa é da Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.

Conforme a gerente do Núcleo Estadual de Controle da Tuberculose, Ângela Félix, o treinamento é voltado para o exame de triagem padrão para identificar a infecção pelo bacilo da tuberculose, auxiliando no diagnóstico latente da doença.

“O nosso principal objetivo de estar capacitando esses profissionais hoje é para que na rotina do serviço tenhamos esse teste disponível em vários lugares. Nosso objetivo é expandir esse teste para que as pessoas tenham acesso”, informou.

Os treinamentos se estendem até quinta-feira, 15, contemplando enfermeiros do SAE (Serviço de Assistência Especializado), dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Leste e Yanomami e do Hospital da Criança Santo Antônio, além de profissionais de saúde de dois postos de saúde de Pacaraima, Rorainópolis e Boa Vista.

O EXAME

A prova tuberculínica, como é chamado o exame, é comumente feita em pessoas que estiveram em contato direto com pacientes infectados pela doença, mesmo que não apresentem sintomas da doença.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram notificados 279 casos da tuberculose. As populações vulneráveis mais acometidas pela doença são compostas por imigrantes, pessoas privadas de liberdade e indígenas.

Marneily Pereira é uma das facilitadoras do Ministério da Saúde. Ela reforça a importância da atualização para os profissionais de Roraima, uma vez que o Estado tem apresentado um elevado número de casos no país.

“Precisamos muito que essa técnica seja expandida, precisamos tratar as pessoas e fazer o tratamento preventivo da tuberculose. Temos que habilitar quem nunca fez, os profissionais, principalmente da equipe de enfermagem que atuam nos programas de tuberculose desses municípios”, destacou a enfermeira.

Confira a programação:

– 12/08 – Treinamento na aplicação da prova tuberculínica

  – Horário: 14h às 17h

  – Local: Casai-Y (Casa de Saúde Indígena Yanomami)

– 13/08 – Treinamento na aplicação da prova tuberculínica

  – Horário: 8h às 11h30

  – Local: Abrigo para imigrantes Tuaronoko em Boa Vista

– 13/08 – Treinamento na aplicação da prova tuberculínica

  – Horário: 14h às 17h

  – Local: Unidade Básica de Saúde Sayonara

– 14/08 – Treinamento na leitura da prova tuberculínica

  – Horário: 8h às 11h30

  – Local: SAE

– 14/08 – Treinamento na leitura da prova tuberculínica

  – Horário: 14h às 17h

  – Local: Casai-Y

– 15/08 – Treinamento na leitura da prova tuberculínica

  – Horário: 8h às 11h30

  – Local: Abrigo para imigrantes Tuaronoko em Boa Vista

– 15/08 – Treinamento na aplicação da prova tuberculínica

  – Horário: 14h às 17h

  – Local: Unidade Básica de Saúde Sayonara