CNT - FORNATUR

Dirigentes estaduais e Ministério do Turismo falam de estratégias para aumentar o fluxo turístico no país

Salão do Turismo, maior evento do setor no país, foi palco da 61ª reunião do CNT (Conselho Nacional de Turismo), na manhã deste sábado, 8 de agosto, com a participação do ministro do Turismo, Celso Sabino, e de secretários e dirigentes estaduais da pasta de todo o país. Um dos pontos altos do encontro foi a entrega pelo ministro do PNT (Plano Nacional de Turismo) aos presentes.

Foto: Fernando Souza

Entre as ações discutidas, está a atração de investimentos para ampliar a capacidade turística em locais estratégicos no país, além da implementação das metas do PNT. A reunião contou com a presença do diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito.

Os debates deste sábado também passaram pela busca de incentivos à promoção do turismo doméstico, como o 1º Feirão do Turismo, que ocorre entre os dias 24 e 26 de agosto, com a oferta de condições exclusivas e descontos para a compra de passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e passeios turísticos durante a baixa temporada. Foram abordados, ainda, avanços em ações de incentivo ao turismo em comunidades tradicionais, negras e indígenas e na regionalização do turismo.

PNT – O Plano Nacional de Turismo 2024-2027, lançado no Salão do Turismo e entregue a todos os conselheiros foi formatado com a participação do CNT, e tem por objetivo tornar o Brasil líder na recepção de visitantes na América do Sul até 2027, tendo no setor uma grande mola de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda.

As metas do PNT, a serem alcançadas nos próximos três anos, englobam pontos como o aumento, de 93 milhões para 150 milhões, no número de viagens domésticas, e o alcance das marcas de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros no país.

O diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, destacou que o Plano traz vários desafios e vetores de desenvolvimento da atividade que serão utilizadas pelo Governo de Roraima para trabalhar em conjunto com o Ministério. O Plano Estadual ficará alinhado a essa grande estratégia nacional para o crescimento do turismo.

“Nós trabalhamos na construção do Plano Nacional visando sempre a integração e a sinergia dos esforços voltados para o desenvolvimento da atividade em Roraima e em todo o país”, disse Bruno.

FORNATUR – O dia de sábado também recebeu a 1ª Assembleia Extraordinária do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), na qual representantes do Mtur (Ministério do Turismo) e dos estados debateram estratégias de participação dos destinos em eventos geradores de fluxo turístico até 2025.

A secretária nacional substituta de Políticas de Turismo do MTur, Cristiane Sampaio, reforçou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério para atender os gestores dos estados, conseguindo apoiar a realização de eventos em todo o país, reforçar os chamamentos públicos para importantes geradores de fluxo turístico, como São João e Réveillon, atendendo as demandas do trade.

Também esteve na pauta da reunião a atração de investimentos para os atender os locais com a disponibilização de recursos do Novo Fungetur (Fundo Geral do Turismo), para ajudar o setor local a se desenvolver, gerando emprego e renda e promovendo um turismo de qualidade nas regiões.

INCENTIVO – O Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 5% + INPC ao ano, e até 5 anos de carência. Os recursos ofertados para os empresários do setor turístico nacional oferecem créditos que podem ser usados para realização de obras de infraestrutura, bens de serviços e capital de giro, entre outros.

Após a reunião do Fornatur e com base no que foi tratado, o diretor do Detur acrescentou que a partir de 2025 Roraima atuará com base nas estratégias para fortalecimento do turismo com foco na captação de fluxo internacional, em parceria com a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo). Um Acordo com Cooperação Técnica nesse sentido foi assinado na sexta-feira, 8, com os representantes das Rotas Amazônicas Integradas e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“Com isso Roraima e os demais estados que fazem parte da RAI [Rotas Amazônicas Integradas] receberão maior atenção da Embratur no que tange à promoção turística internacional, com o conhecimento de novos mercados e os públicos que visitam a Amazônia”, disse o diretor. O foco é atrair visitantes dos Estados Unidos, da Europa e da América Latina para conhecer Roraima.