GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA

Postado em: Governo de Roraima - 19/05/2017 às 19:01
  • REGULARIZAÇÃO RURAL
    Repórter: Rosiane Menezes | Edição: Johann Barbosa | Foto: Neto Figueredo



     

     

     

     

     

     

     

    A governadora Suely Campos entregou, na manhã desta sexta-feira, 19, por meio do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), títulos definitivos para produtores de Mucajaí e Iracema. A entrega dos documentos ocorreu durante a Caravana do Povo, na Escola Estadual Padre José Monticone, no município de Mucajaí.

     

    Esperando pelo título definitivo há 28 anos, o produtor Jhonatan Maciel Pereira, afirmou que o documento traz tranquilidade para que possa produzir, além da possibilidade de conseguir financiamentos para o desenvolvimento de sua lavoura.

     

    Produtor de banana, maracujá e laranja, além de criar de gado, Pereira explicou que a família ocupa a área há 28 anos. É a segunda geração na área, e se sente muito feliz por garantir a segurança para as próximas.

     

    “Me sinto seguro que agora a terra é minha, a minha família toda está feliz e satisfeita. Agora podemos pegar empréstimo para produzir na área inteira”, disse.

     

    José Elias Soares Mota também beneficiado com o título definitivo. Ele definiu o momento como um sonho realizado. Morador do sítio Progresso, em Campos Novos, desde 98 ele produz banana, milho e café e agora se sente seguro para investir mais ainda na produção.

     

    “Um grande sonho realizado, um sonho de 18 anos. Eu agora me sinto muito feliz, me sinto o verdadeiro dono. Vou recorrer a financiamentos, comprar máquinas agrícolas. Só tenho a agradecer a Deus, a equipe do Iteraima e a governadora”, comentou Mota.

     

    A governadora Suely Campos ressaltou a importância do documento pela segurança jurídica que o título definitivo garante.

     

    “Essa era uma demanda antiga dos nossos produtores e agora com o Título Legal, eu tenho a satisfação de entregar os títulos definitivos para os nossos produtores, para que eles possam produzir com tranquilidade e com toda segurança. Mais do que um compromisso, essa era uma vontade grande que eu tinha, de levar segurança jurídica para o nosso homem do campo”, destacou Suely.

     

    O presidente do Iteraima, Alysson Macedo, falou dos benefícios que a regularização fundiária traz. “Este é um programa fabuloso, porque ele leva cidadania, segurança jurídica, diminui o conflito, além de facilitar o monitoramento ambiental”, explicou o presidente.

     

    Além da entrega de títulos definitivos, o Iteraima também levou serviços de consulta online de tramitação de processos, recebimento de documentos para juntada, abertura de processos novos e informações sobre a situação fundiária do Estado.

     

    TÍTULO LEGAL – Lançado pela governadora Suely Campos no dia 10 deste mês, o Título Legal, Programa de Regularização Fundiária de Roraima, irá regularizar todas as áreas de propriedades do Estado.

     

    Esta é a terceira etapa de entrega de títulos, desde o lançamento do programa. A primeira etapa aconteceu no Palácio Senador Hélio Campos, no lançamento do programa e a segunda, dois dias depois, na vila Campos Novos, em Iracema.

     

    Duas semanas após o lançamento do programa, o Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) já emitiu quase 50 títulos, equivalente a uma área de aproximadamente 4 mil hectares de terra produtiva, totalmente regularizada, na região de Campos Novos e Apiaí, nos municípios de Iracema e Mucajaí.