GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA

Postado em: Governo de Roraima - 20/04/2017 às 23:22
  • AÇÃO SOCIAL
    Repórter: NEUZELIR MOREIRA | Edição: SECOM-RR | Foto: Elinaldo Santos



     

     

     

     

     

     

     

     

    Nesta quinta-feira, dia 20, o Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) realizou a doação de 48 ovos de Páscoa às crianças institucionalizadas na Casa de Acolhimento do Estado. Também foram doados outros itens de alimentação e limpeza. 

     

    Os produtos foram coletados em operações do órgão para verificação dos padrões de pesagem determinados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), foram aprovados e estão em perfeitas condições para consumo. 

     

    Segundo a presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, os produtos doados foram recolhidos e após análise em laboratório, foram constatados que os mesmo estão aptos para consumo.  “Os fabricantes têm 10 dias para requererem os produtos de volta, porém quando não realizam esse procedimento fica a critério do Ipem a destinação dos materiais, que geralmente são doados às entidades não governamentais ou instituições como esse abrigo previamente cadastraras junto ao Ipem", esclareceu.

     

    “A parceria entre a Casa de Acolhimento do Estado e o Ipem acontece há anos. E nós só temos que agradecer a colaboração do Ipem que sempre doam alimentos e todos os anos deixam as crianças felizes com a doação dos ovos de Páscoa”, disse a gerente da Casa de Acolhimento Infantil, Disoneide Almeida.

     

    Também foram doados à Casa de Acolhimento produtos de limpeza, higiene e alimentação, coletados em fiscalizações diárias, como leite, farinha, extrato de tomate, margarina entre outros. 


    A OPERAÇÃO – O Ipem realizou na última semana de março (de 27 a 30) a “Operação Páscoa”, no município de Boa Vista. Durante a ação foram realizadas 24 visitas em estabelecimentos comerciais, com o objetivo de verificar se a comercialização dos produtos está de acordo com os requisitos estabelecidos na legislação metrológica brasileira.

     

    Dos 24 estabelecimentos visitados, apenas quatro tiveram produtos recolhidos para análise de pesagem, sendo 104 produtos recolhidos de seis diferentes marcas. Segundo o chefe da divisão de Pré-Medidos, Ronnie Lima, ao todo foram analisados 104 ovos de Páscoa, e todos estavam dentro dos padrões exigidos pela legislação. 

     

    A ENTIDADE – A Casa de Acolhimento Infantil do Estado destina-se ao acolhimento, para cumprimento de medida protetiva, em caráter provisório e excepcional, de crianças de ambos os sexos, inclusive crianças com deficiências, na faixa etária de 0 a 12 anos de idade incompleto, oriundas do interior do Estado.

     

    As entidades e instituições que tenham interesse em se inscrever no cadastro do Instituto de Pesos e Medidas para o recebimento de doações de produtos como alimentos, itens de higiene e limpeza, dentre outros, coletados em operações de fiscalização do Órgão, devem realizar um cadastro junto ao Ipem.

     

    O Ipem fica na Avenida Surumu, 1719, no bairro São Vicente. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 13 horas.