Quarta, 17 Julho 2019 14:57

Base Nacional Comum Curricular será tema da reunião do Fórum Estadual de Educação Destaque

Escrito por MARÍLIA MESQUITA
Reunião ocorre nesta quarta-feira, 17 das 14h às 18h, no auditório da Univirr do bairro Pricumã Reunião ocorre nesta quarta-feira, 17 das 14h às 18h, no auditório da Univirr do bairro Pricumã Foto: Ascom/Seed

O Fórum Estadual de Educação de Roraima (FEE/RR) realiza nesta quarta-feira, 17, a 1° reunião ampliada com o tema ‘Base Nacional Comum Curricular (BNCC)’. O evento será partir das 14h, no auditório da Univirr (Universidade Virtual de Roraima) do bairro Pricumã.

O objetivo da reunião é apresentar os princípios norteadores da BNCC para construção do currículo do território das redes estadual e municipal assim como, socializar o Documento Curricular de Roraima (DCRR) com ênfase na 1ª Etapa da Educação Básica (Educação Infantil).

“A partir do 2° semestre deste ano, vamos realizar reuniões ampliadas com temas de relevância para a melhoria da qualidade da educação do Estado. Além de cumprir o cronograma e calendário temático aprovado pelo colegiado”, explicou a coordenadora Fórum, Simone Batista.

A secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo participará da programação do Fórum apresentando os fundamentos e princípios da BNCC. Toda a construção do DCRR será explicada pela Coordenadora Estadual Pedagógica da BNCC, Márcia Helena maia de Lima.

Na sequência das atividades, o coordenador administrativo da BNCC e secretário executivo da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Kenedy Leite abordará o processo de implementação do DCRR no Estado e municípios.

Já a professora Francimeire de Souza Almeida fará a apresentação da 1ª Etapa da Educação Básica (Educação Infantil) constante no DCRR.  Além disso, haverá debate com o tema ‘O currículo da Educação Infantil e a formação de professores: creches e pré-escolas’.

“É importante que haja esses espaços para debates sobre a política nacional e foco regional de educação, para acompanhar e avaliar a implementação do Plano Estadual de Educação, entre outras questões”, ressaltou a coordenadora Simone.

Participam da reunião setores que trabalham de forma direta e indireta com a educação, instituições que são componentes e membros do Fórum. Cada membro que participará da reunião terá direito a levar até cinco acompanhantes.

FÓRUM - O Fórum Estadual de Educação de Roraima (FEE/RR) é um espaço de interlocução permanente entre a sociedade civil e a comunidade educacional em nível nacional e local e foi criado por meio da Portaria N° 3016/18/SEED/GAB/RR de 24 de setembro de 2018.

Entre os membros que compõem o Fórum estão representantes da Seed, CEE (Conselho Estadual de Educação), Undime, UFRR (Universidade Federal de Roraima), Sinter (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Roraima), Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), UERR (Universidade Estadual de Roraima), UCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), entre outros.

BNCC E DCRR - A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Já o Documento Curricular de Roraima é um documento construído de acordo com as diretrizes da BNCC que irá nortear o currículo e os conteúdos a serem ministrados nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública de ensino.

O DCRR foi elaborado em regime de colaboração por meio de uma parceria entre a Seed e a Undime com a efetiva participação dos redatores (professores que atuam nas redes de ensino). O DCRR será implementado no Estado e atualmente ocorre a fase de formação dos profissionais da Educação.