Sexta, 05 Julho 2019 17:53

EDUCAÇÃO | Sistema facilitará comunicação e integração de dados entre Seed e escolas Destaque

Escrito por MARÍLIA MESQUITA
Profissionais das escolas da Capital estão passando por uma capacitação e no decorrer do semestre, será a vez dos profissionais das escolas do Interior Profissionais das escolas da Capital estão passando por uma capacitação e no decorrer do semestre, será a vez dos profissionais das escolas do Interior Ascom/Seed

Para realizar a integração de dados entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e as escolas, o DEB (Departamento de Educação Básica) em parceria com o Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) está promovendo uma capacitação sobre o SIGDEB (Sistema de Informação e Gestão de Dados da Educação Básica de Roraima).

O SIGDEB é um sistema de gestão dos dados pedagógicos produzidos no contexto escolar e é baseado na plataforma do Google de forma gratuita. No SIGDEB é possível realizar compartilhamentos, acessar e receber dados e informações das escolas, entre outras funções.

Participaram da primeira capacitação, coordenadores, secretários e apoio escolar de 17 escolas da Capital. A qualificação ocorre na Univirr (Universidade Virtual de Roraima) do Pricumã das 13h30 às 18h30 e das 18h30 às 22h.

A capacitação é para que os profissionais conheçam e saibam manusear o Sistema, que foi desenvolvido pela própria Secretaria.

“Essa é uma forma de organizar esses dados e ter indicadores para direcionar as ações de gestões educacionais. Além de facilitar diversos fatores como o diálogo com as escolas de forma mais ágil e prática, evitando o deslocamento até as instituições de ensino e promovendo a economia de papel”, ressaltou Diego Araújo, que integra a coordenação da capacitação.

O sistema inicia com a plataforma de rendimento escolar, onde será a primeira de compartilhamentos de dados e informações, a partir dela serão implementadas outras plataformas, conforme a necessidade.

“Essa é uma forma de potencializar a efetivação de ações voltadas para a melhoria do rendimento escolar dos alunos”, complementou Diego.

A próxima capacitação ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de julho e será voltada para as concepções e funcionalidades do SIGDEB.

“No primeiro momento estamos capacitando as equipes escolares da Capital para o uso do sistema, posteriormente iremos capacitar as equipes das unidades de ensino do interior”, disse o coordenador.