Sábado, 22 Junho 2019 18:59

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA | Professor da Rede Estadual de Ensino conquista primeiro lugar no prêmio Sebrae Destaque

Escrito por MARÍLIA MESQUITA
Tema do projeto, apresentado no II Festival de Matemática desenvolvido na escola, foi sobre confecção e comercialização de biojoias e bijuterias Tema do projeto, apresentado no II Festival de Matemática desenvolvido na escola, foi sobre confecção e comercialização de biojoias e bijuterias Ascom/Seed

O professor Reildo Cerdeira, da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas) de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Médio, com o projeto “A matemática além da escola com o design, confecção e comercialização de biojoias e bijuterias”.

Agora, o professor vai concorrer à Etapa Regional, que será realizada no segundo semestre deste ano. Participaram do projeto 20 alunos do 2° ano do Ensino Médio Técnico em Informática. O professor foi agraciado com um troféu e certificado.

O projeto tem como objetivo promover a construtividade e contextualização da disciplina de Matemática dentro da escola. “Essa é uma forma de trabalhar a teoria e a prática com os alunos, pois eles têm a vivência com o assunto”, explicou Cerdeira.

Durante o desenvolvimento do projeto, que foi apresentado na escola durante o II Festival da Educação Matemática, com o tema ‘Bioeconomia e sustentabilidade’, os alunos realizaram oficinas para confecção dos produtos, além de pesquisas, planilhas, tabelas, diário de bordo e conversas com vendedores ambulantes e hippies que confeccionam bijuterias.

“Os alunos produziram o próprio material que foi comercializado durante o nosso festival. Além de todo o conhecimento adquirido, essa é uma forma de geração de renda, pois eles receberam várias encomendas”, disse o professor.

Além da participação no Festival, realizado pela escola no primeiro bimestre, o professor dará continuidade ao projeto. “Vamos dar continuidade para a Feira de Ciências e posteriormente participaremos de concursos nacionais”, ressaltou.

Além desse projeto, a escola já conquistou prêmio no I Concurso de Redações da Defensoria Pública do Estado (DPE), e o professor Cerdeira também já conquistou o terceiro lugar no Prêmio Professores do Brasil em 2018.

“Nós desenvolvemos diversas atividades ao longo do ano e, graças ao empenho dos alunos, estamos obtendo resultados positivos”, finalizou o professor.

Atualmente, a Escola Estadual Major Alcides atende 595 alunos no Ensino Médio Regular e Ensino Técnico em Serviço Jurídico e Informática.

Prêmio Sebrae - O Prêmio Educação Empreendedora, do Sebrae, tem como objetivo levar o empreendedorismo às instituições de ensino em todos os níveis da educação, desde a básica, atingindo os pequenos, passando pelo Ensino Médio e alcançando, enfim, os jovens e adultos do Ensino Técnico e Profissional e do Ensino Superior. Para outras informações sobre o prêmio, acesse http://www.sebrae.com.br.